Escolas em Campo Grande irão receber atividades de tecnologias sociais para formação de lideranças

Projeto é desenvolvido em escolas públicas e utiliza metodologias ativas

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Projeto utiliza fotografia como forma de despertar olhar dos jovens para os problemas locais (Foto: Tribos)

A cidade de Campo Grande será um dos quatro municípios que, em 2024, irão receber as atividades da Tribos Jornada Cultural. Esta é uma tecnologia social que fomenta a educação para cidadania nas escolas e desenvolve habilidades artísticas, documentais e jornalísticas dos estudantes. Além da capital de Mato Grosso do Sul, irão receber as atividades Palmas (TO), Salvador (BA) e Goiânia (GO).

A iniciativa é da Parceiros Voluntários, organização da sociedade civil com a missão de ampliar a cultura do voluntariado e educação para a cidadania. A organização possui reconhecimento da Unesco e recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em 2023, as cidades de São Gonçalo (RJ), Mogi Guaçu (SP), Balsa Nova (PA) e Cabo de Santo Agostinho (PE) receberam as atividades.

Etapas do treinamento

O projeto inicia com a formação dos educadores em um encontro presencial de quatro horas. Em seguida, os estudantes são incentivados a abordar os desafios de suas comunidades através das Trilhas da Cidadania (Culturas, Meio Ambiente e Educação para a Paz). Para isso, utiliza metodologias ativas para desenvolver um projeto que promova a cidadania.

Na terceira fase, os alunos participam de oficinas de fotografia, que começam com a sensibilização visual através das lentes das câmeras fotográficas. O objetivo é promover uma reflexão mais profunda sobre seus contextos e territórios, além de aprender técnicas avançadas para o uso de câmeras profissionais. Eles recebem capacitação para utilizar recursos dos celulares para documentar os projetos e iniciativas implementadas em suas comunidades.

“Nossa expectativa é ver na prática os impactos que o protagonismo juvenil pode gerar em suas comunidades, desenvolver a cidadania, incentivando as lideranças positivas e o poder de transformação social que existe em cada jovem”, aponta Anna Paula Montini, Superintendente da Parceiros Voluntários.

Na pesquisa sobre o impacto da ação social desenvolvida pelo grupo, 92,5% dos estudantes expressaram aprovação ao projeto. Os principais aprendizados incluem a valorização do ambiente local, a melhoria da percepção e trabalho em equipe, o desenvolvimento de habilidades e compreensão da fotografia. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de conviver e interagir com diferentes indivíduos.

Ao final do projeto, os resultados geram um e-book por cidade contendo as fotografias produzidas pelos estudantes, com acesso pelo site https://tribos.org.br/projects/tribos-jornada-cultural/.

Conteúdos relacionados