Pular para o conteúdo
Cotidiano

Escolas em Campo Grande irão receber atividades de tecnologias sociais para formação de lideranças

Projeto é desenvolvido em escolas públicas e utiliza metodologias ativas
Osvaldo Sato -
Projeto utiliza fotografia como forma de despertar olhar dos jovens para os problemas locais (Foto: Tribos)

A cidade de será um dos quatro municípios que, em 2024, irão receber as atividades da Tribos Jornada Cultural. Esta é uma tecnologia social que fomenta a educação para cidadania nas escolas e desenvolve habilidades artísticas, documentais e jornalísticas dos estudantes. Além da capital de Mato Grosso do Sul, irão receber as atividades Palmas (TO), Salvador (BA) e Goiânia (GO).

A iniciativa é da Parceiros Voluntários, organização da sociedade civil com a missão de ampliar a cultura do voluntariado e educação para a cidadania. A organização possui reconhecimento da Unesco e recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em 2023, as cidades de São Gonçalo (RJ), Mogi Guaçu (SP), Balsa Nova (PA) e Cabo de Santo Agostinho (PE) receberam as atividades.

Etapas do treinamento

O projeto inicia com a formação dos educadores em um encontro presencial de quatro horas. Em seguida, os estudantes são incentivados a abordar os desafios de suas comunidades através das Trilhas da Cidadania (Culturas, Meio Ambiente e Educação para a Paz). Para isso, utiliza metodologias ativas para desenvolver um projeto que promova a cidadania.

Na terceira fase, os alunos participam de oficinas de fotografia, que começam com a sensibilização visual através das lentes das câmeras fotográficas. O objetivo é promover uma reflexão mais profunda sobre seus contextos e territórios, além de aprender técnicas avançadas para o uso de câmeras profissionais. Eles recebem capacitação para utilizar recursos dos celulares para documentar os projetos e iniciativas implementadas em suas comunidades.

“Nossa expectativa é ver na prática os impactos que o protagonismo juvenil pode gerar em suas comunidades, desenvolver a cidadania, incentivando as lideranças positivas e o poder de transformação social que existe em cada jovem”, aponta Anna Paula Montini, Superintendente da Parceiros Voluntários.

Na pesquisa sobre o impacto da ação social desenvolvida pelo grupo, 92,5% dos estudantes expressaram aprovação ao projeto. Os principais aprendizados incluem a valorização do ambiente local, a melhoria da percepção e trabalho em equipe, o desenvolvimento de habilidades e compreensão da fotografia. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de conviver e interagir com diferentes indivíduos.

Ao final do projeto, os resultados geram um e-book por cidade contendo as fotografias produzidas pelos estudantes, com acesso pelo site https://tribos.org.br/projects/tribos-jornada-cultural/.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Saúde pede incorporação de vacina contra o herpes-zóster ao SUS

Carreta da Justiça atende mais de mil pessoas cidades do interior

Ministro prorroga trabalhos de conciliação sobre marco temporal

Com aumento de doenças respiratórias, Prefeitura faz reunião neste sábado

Notícias mais lidas agora

Juiz ouve testemunhas em ação que pede fim de contrato de R$ 59 milhões com o SIGO em MS

Onça capturada após morte de caseiro não deve voltar para a natureza

Campo Grande irá decretar situação de emergência após temporal

Brasil tem aumento de hospitalizações por Influenza A, alerta Fiocruz

Últimas Notícias

Polícia

Carcaças de onças-pardas abatidas são encontradas em fazenda de MS

Os policiais foram ao local após denúncia anônima

Brasil

Mensagens falsas prometem ressarcimento de descontos a aposentados

O alerta divulgado nesta sexta-feira (25) pelo ministério

Trânsito

Defensoria exige semáforo em cruzamento perigoso do anel viário na BR-163

No Jardim Veraneio de Campo Grande

Polícia

Motorista é preso com R$ 60 mil em pneus e cigarros contrabandeados na MS-164

Apreensão na zona rural de Ponta Porã