Pular para o conteúdo
Cotidiano

Escolas em Campo Grande irão receber atividades de tecnologias sociais para formação de lideranças

Projeto é desenvolvido em escolas públicas e utiliza metodologias ativas
Osvaldo Sato -
Projeto utiliza fotografia como forma de despertar olhar dos jovens para os problemas locais (Foto: Tribos)

A cidade de será um dos quatro municípios que, em 2024, irão receber as atividades da Tribos Jornada Cultural. Esta é uma tecnologia social que fomenta a educação para cidadania nas escolas e desenvolve habilidades artísticas, documentais e jornalísticas dos estudantes. Além da capital de Mato Grosso do Sul, irão receber as atividades Palmas (TO), Salvador (BA) e Goiânia (GO).

A iniciativa é da Parceiros Voluntários, organização da sociedade civil com a missão de ampliar a cultura do voluntariado e educação para a cidadania. A organização possui reconhecimento da Unesco e recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em 2023, as cidades de São Gonçalo (RJ), Mogi Guaçu (SP), Balsa Nova (PA) e Cabo de Santo Agostinho (PE) receberam as atividades.

Etapas do treinamento

O projeto inicia com a formação dos educadores em um encontro presencial de quatro horas. Em seguida, os estudantes são incentivados a abordar os desafios de suas comunidades através das Trilhas da Cidadania (Culturas, Meio Ambiente e Educação para a Paz). Para isso, utiliza metodologias ativas para desenvolver um projeto que promova a cidadania.

Na terceira fase, os alunos participam de oficinas de fotografia, que começam com a sensibilização visual através das lentes das câmeras fotográficas. O objetivo é promover uma reflexão mais profunda sobre seus contextos e territórios, além de aprender técnicas avançadas para o uso de câmeras profissionais. Eles recebem capacitação para utilizar recursos dos celulares para documentar os projetos e iniciativas implementadas em suas comunidades.

“Nossa expectativa é ver na prática os impactos que o protagonismo juvenil pode gerar em suas comunidades, desenvolver a cidadania, incentivando as lideranças positivas e o poder de transformação social que existe em cada jovem”, aponta Anna Paula Montini, Superintendente da Parceiros Voluntários.

Na pesquisa sobre o impacto da ação social desenvolvida pelo grupo, 92,5% dos estudantes expressaram aprovação ao projeto. Os principais aprendizados incluem a valorização do ambiente local, a melhoria da percepção e trabalho em equipe, o desenvolvimento de habilidades e compreensão da fotografia. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de conviver e interagir com diferentes indivíduos.

Ao final do projeto, os resultados geram um e-book por cidade contendo as fotografias produzidas pelos estudantes, com acesso pelo site https://tribos.org.br/projects/tribos-jornada-cultural/.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista atropela cachorro e fica ferida em horário de pico na Coronel Ponciano, em Dourados

Homem espanca namorada com mais de 60 socos dentro de elevador no RN

salário

Servidores estaduais terão salários depositados neste sábado

‘Caravanas de Inovação’ da AGU passará por Campo Grande em setembro

Notícias mais lidas agora

mpms

Apagão de dados: MPMS atinge zero em transparência após aumentar benefícios do alto escalão

lula carne trump

Senadores nos EUA tentam articular conversa entre Lula e Trump sobre taxação: ‘Passou da hora’

Justiça inicia julgamento sobre contrato de R$ 59 milhões da Sejusp com empresa do Sigo

Com semifinalistas do Sul-Mato-Grossense definidos, times buscam vaga para torneios nacionais

Últimas Notícias

Sem Categoria

Dia de Luta Contra Hepatites: MS tem avanços, mas prevenção segue na direção do futuro

Em dez anos, Estado reduziu 67% dos óbitos por hepatite B e 72% dos óbitos por hepatite C

Política

Servidor pede cassação de vereadora por acumúlo ilegal de cargos com salário de R$ 37 mil

Ana Paula estaria exercendo simultaneamente três funções remuneradas, uma delas como diretora que exige dedicação exclusiva em escola durante 40h semanais

Cotidiano

Em decisão definitiva, STF mantém 15 famílias em apartamentos ocupados no São Jorge da Lagoa

Famílias permanecerão no local até que sejam realocadas adequadamente pelo Poder Público

Brasil

Lula sanciona lei que devolverá impostos de pequenos exportadores

A devolução pode ocorrer por meio de compensação para pagamento de outros tributos devidos e mediante ressarcimento dos valores ao beneficiário