Há dois dias, alunos da Escola Municipal Professora Ione Catarina Gianotti Igydio, no Jardim Noroeste, estão sem aulas devido a falta de água na região. O bairro está em alerta para o desabastecimento de água devido a uma oscilação de energia elétrica ocorrida nesta sexta-feira (13).
Conforme comunicado divulgado no dia 11 de setembro (quarta-feira), a suspensão ocorreu devido à falta de fornecimento de água.
“Senhores pais ou responsáveis, informamos que no dia de hoje 13/09/2024, não haverá aula para os alunos dos períodos vespertino e noturno. Motivo: falta de fornecimento de água”, diz a nota mais recente publicada pela escola.
Uma moradora que preferiu não se identificar relata que a falta de água é frequente. Segundo ela, a suspensão das aulas está prejudicando os estudantes e somente essa semana foram dois dias sem aula pela falta de água.
“Todo santo dia estamos sem água, nesse calor e a gente sem. Ligamos na Águas Guariroba, hoje acabou 11h (horário de almoço) ligamos lá, diz que vai voltar só depois das 18h isso é um absurdo, todos os dias estamos passando por isso”, diz.
Desabastecimento de água

Em meio a onda de calor, a Águas Guariroba emitiu nesta sexta-feira (13), um aviso informando que Campo Grande pode sofrer um desabastecimento de água devido a uma oscilação de energia elétrica. Entre os bairros está o Jardim Noroeste.
O tempo necessário para que o sistema de fornecimento de água retome a distribuição, pode causar baixa pressão nos bairros Coophasul, Coronel Antonino, Noroeste, Carandá Bosque e Dahma, o que levou à recomendação de consumo consciente por parte dos moradores.
Conforme a Águas Guariroba, após o problema ser identificado pela equipe técnica, a empresa acionou a concessionária de energia e foi informada que a oscilação foi ocasionada pela saída de um circuito de alta tensão do sistema de subtransmissão.
“Com duas captações superficiais e 154 poços profundos, o sistema de abastecimento hídrico é capaz de atender toda a população e está preparado para operar em períodos de baixo índice pluviométrico”.
Em nota, a Semed (Secretaria Municipal de Educação) informou que o fornecimento de água da rua à escola está fraco desde o início da semana. Na noite de ontem (12), já não havia mais água na rua e assim, houve a necessidade de suspensão das aulas nesta sexta-feira (13).
“A empresa que fornece água para a Capital está contactada e as aulas devem voltar ao normal na segunda-feira (16). A reposição da aula de hoje ocorrerá através de ANP (Atividade Não Presencial)”, esclareceu.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.