Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Era ótimo’: desempregados sem dinheiro para ir até à Funtrab lamentam desativação de aplicativo MS Contrata+

Aplicativo descontinuado no ano passado permitia que usuários consultassem as vagas e agendassem atendimento
Thalya Godoy -
Aplicativo ajudava na procura por emprego. (Minanar Júnior, Jornal Midiamax)

Desempregados sem dinheiro para o passe de ônibus para procurar emprego lamentam a descontinuidade do aplicativo MS Contrata+, que era gerido pela Funtrab (Fundação de Trabalho) de Mato Grosso do Sul. O órgão estadual oferta diariamente milhares de vagas de emprego em todo Estado. 

A plataforma foi lançada em fevereiro de 2021 para ajudar na busca de trabalho e evitar aglomerações durante o atendimento na época da pandemia com a opção de agendamento, mas teve a operação encerrada em setembro do ano passado após o fim do contrato com a empresa responsável. Havia duas plataformas, uma para os empregadores e outra para os trabalhadores. 

Após o cancelamento das operações, os interessados por uma vaga de trabalho passaram a ter que ir pessoalmente à Funtrab ou à Casa do Trabalhador de cada município para se cadastrar munido com RG, CPF e Carteira de Trabalho.

“Era ótimo [o aplicativo MS Contrata+] na questão de encontrar vagas de emprego, pois quando eu não tinha dinheiro para ir na Funtrab, encaminhava as solicitações de entrevista por lá e só comparecia se necessário na empresa para apresentação. No aplicativo tinha detalhes das empresas que disponibilizavam as vagas, além daquilo que quem busca a vaga precisava saber. Agora, no caso do SINE fácil, é tudo distorcido, sem informações claras e diretas”, relatou um leitor do Midiamax

O Sine Fácil é um aplicativo do Governo Federal em que são informadas as vagas de emprego. A plataforma é usada pela (Fundação Social do Trabalho) de para divulgar as oportunidades oferecidas pelas empresas da Capital. 

O que diz a Funtrab?

A Funtrab informou, por meio de nota, que iniciou tratativas com o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) para desenvolvimento de um sistema que permita “avanços na prestação de serviços à população”, sem especificar detalhes e valores sobre o projeto.

O aplicativo MS Contrata+ foi desenvolvido pela gestão anterior pela empresa Bluetrix, com o objetivo de agendar os atendimentos para evitar filas e atender protocolos de biossegurança da época da pandemia. 

“A atual diretoria da Fundação, ao iniciar os trabalhos, pediu que o processo de renovação de contrato do App fosse enviado à Procuradoria-Geral do Estado, para análise jurídica de seus termos e culminou com a decisão de cancelamento”, diz a nota. 

Além disso, o órgão estadual afirmou que a desativação do aplicativo ocorreu em consequência a “uma série de ações levadas a cabo pela atual gestão” que posicionaram em quarto lugar no ranking nacional entre os estados com a menor taxa de desocupação. 

Confira a nota da Funtrab na íntegra:

Quais são as opções para procurar emprego?

Os sul-mato-grossenses que procuram emprego podem conferir no site das fundações de trabalho a lista de vagas ofertadas no interior e em Campo Grande.

Clique aqui para acessar o site da Funsat. Os interessados em conferir as vagas da Funtrab devem acessar este portal.

Pelo aplicativo Sine Fácil, do , também é possível checar as oportunidades ofertadas na região. 

Para concorrer a uma ou mais vagas por meio da Funsat, é preciso que o candidato esteja com o cadastro em dia no órgão, possibilitando o encaminhamento para entrevistas de emprego. 

O cadastro é feito presencialmente na Fundação. Nesses casos, é necessário levar documento de identidade ou carteira de motorista, comprovante de residência, número do CPF e dados do histórico profissional.

(Divulgação Gov MS)

A Funsat também realiza ações itinerantes nas sete Regiões Urbanas de Campo Grande, ofertando vagas de emprego e promovendo a descentralização de outros serviços prestados pela pasta.

No caso da Funtrab, gerida pelo Governo do Estado, também houve um processo de descentralização a partir de parcerias de atendimento permanente nas unidades da Rede Fácil. 

O número de Casas do Trabalhador subiu para 35 após a inauguração de duas agências, em Mundo e em

A sede da Funtrab, em Campo Grande, está localizada na Rua 13 de maio, nº 2.773. No local, é possível manifestar interesse em uma vaga ofertada diariamente ou participar dos Feirões da Empregabilidade. O atendimento é feito por ordem de chegada. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Preparador físico do Fluminense morre, vítima de câncer, aos 38 anos

Aprovado projeto de lei que obriga cancelamento de internet de forma on-line em MS

câmara projetos salário

Moção de protesto contra grito de PM não é aprovada pela Câmara de Campo Grande

Advogado e colunista da Forbes fala sobre empreenderismo com estudantes de direito em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Condenados por receber propina, delegados são demitidos da Polícia Civil de MS

detran-ms

Servidora pivô de fraudes no Detran-MS se livra de tornozeleira eletrônica

Scenarium: Uma entrega à altura do cenário mais emblemático de Campo Grande

CCR MSVia muda nome para Motiva Pantanal e anuncia R$ 9,3 bilhões em obras na BR-163

Últimas Notícias

Política

‘Projeto de vingança’: vereadores criticam prisão de Bolsonaro após semana de mobilizações

Ao longo dos últimos 15 dias, Ana Portela e Rafael mobilizaram buzinaços e adesivaços em protesto a Moraes e Lula

Esportes

Pantanal Vôlei entra em quadra para lutar pela liderança de grupo na Superliga C

Competição na categoria adulto masculino é primeira passo para que time campo-grandense busque subir de divisão nacional

Mundo

Tremor é registrado na Região Metropolitana de Nova York

Não há relato de vítimas ou danos

Cotidiano

Mato Grosso do Sul tem mais de 254 mil estudantes beneficiários do programa Pé-de-Meia

O Pé-de-Meia paga por ano, em média, R$ 3,2 mil a cada estudante de Mato Grosso do Sul