Pular para o conteúdo
Cotidiano

VÍDEO: Entenda como andar pelos corredores de ônibus de Campo Grande e evitar acidentes

Inaugurada em abril de 2022, faixa exclusiva para ônibus já provocou vários acidentes na Capital
Lucas Caxito -
Acidente entre carro e ônibus na Rua Rui Barbosa (Henrique Arakaki, Midiamax)

Os corredores de ônibus, inaugurados em abril de 2022 na Rua Brilhante, têm provocado diversos acidentes por confusão de motoristas e infrações no trânsito de . Mesmo com quase dois anos de existência, os corredores ainda geram debate entre os motoristas, que ficam na dúvida se podem ou não trafegar pela faixa exclusiva.

O Jornal Midiamax foi até o trecho da Rua Rui Barbosa para entender: como transitar corretamente pelos corredores?

O instrutor de autoescola, Agnaldo Jacob, ressalta que o maior motivo de acidente no corredor de ônibus é a conversão errada. Ele explica que para realizar a conversão corretamente, o motorista deve primeiro prestar atenção na linha tracejada da via. Este é o ponto que permite a mudança correta de faixa.

“Os motoristas ficam com dúvida porque eles acham que o corredor de ônibus é proibido. Mas, na verdade, para virar à esquerda, antes você tem que se deslocar para a faixa da esquerda, onde tem a linha tracejada. Lembrando que a linha tracejada permite a mudança de faixa somente para conversão, mas não para circulação”, esclarece Jacob.

Experiência nem sempre significa segurança

O instrutor revela que entre os motoristas que cometem infrações e equívocos nos corredores de ônibus, geralmente, a maioria são condutores que já dirigem há bastante tempo.

“Normalmente quem acaba errando e se confundindo com a linha tracejada dos corredores são os motoristas mais antigos. Por excesso de confiança ou por esquecerem da linha tracejada acabam se confundindo e desrespeitando a regra”, conta Agnaldo.

Por fim, o instrutor recomendou aos motoristas que sigam as regras básicas do trânsito. Entre as principais dicas: não trafegar, converter ou estacionar em locais que estão sinalizados para isso; e obedecer aos limites de velocidade.

“Se os condutores seguissem as regras do código de trânsito brasileiro e os ensinamentos que tiveram durante o período da autoescola, nosso trânsito seria muito melhor e não teríamos tantos acidentes”, comenta.

Acidentes recorrentes

Na tarde desta quarta-feira (6), um ônibus de Campo Grande colidiu com um Fiat Uno que invadiu o corredor exclusivo do transporte coletivo na Avenida Rui Barbosa. Câmeras de monitoramento flagraram o momento do acidente. Nas imagens, é possível ver que os veículos seguem na Rui Barbosa, quando o Uno diminui para entrar na Rua Luiz Ceciliano Villares.

Duas semanas atrás, semelhantemente à colisão do Fiat Uno, outro acidente no mesmo local. Uma motorista que dirigia um Ford Fiesta colidiu em um ônibus após invadir o corredor da rua Rui Barbosa. Segundo imagens de câmeras de seguranças, a condutora chegou a ficar presa dentro do veículo, que, sem tempo para evitar a colisão, ficou destruído.

Semanas antes, em 31 de janeiro, dois motoristas colidiram após confusão e erro ao trafegarem pelo corredor da Rua Brilhante. Também registrada por câmeras de segurança, a batida ocorreu após o motorista de um Volkswagen Voyage aparentemente não ter dado seta, entrar na faixa dos ônibus e, em seguida, colidir com um Fiat Mobi.

Além da Rui Barbosa e da Brilhante, Campo Grande tem outros dois corredores de ônibus: na Rua Guia Lopes e na Avenida Duque de Caxias.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime