Empretec Indígena presta consultoria a empreendedores de aldeia Kaiowá em Bela Vista

Evento ocorreu entre os dias 18 e 23 de novembro, na Aldeia Pirakuá, em Bela Vista

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Empretec Indígena. (Divulgação, Governo de MS)

Entre os dias 18 e 23 de novembro, 25 indígenas da Aldeia Pirakuá, em Bela Vista, receberam consultoria para seus empreendimentos, durante o Emprect Indígena. O evento foi realizado pelo Sebrae em parceria com o Governo do Estado.

Nesta segunda edição, os participantes desenvolveram planos de negócio para alavancares seus estabelecimentos. Na região tem desde marmitaria, mercearia, peixaria e frutaria à venda de mel.

Assim, com os seminários que descreviam os passos para obter sucesso nos empreendimentos, os projetos foram ganhando corpo e, os empreendedores ganharam autoestima para se enxergar como tal. 

“Aqui eles têm uma terra muito produtiva e uma vontade muito grande para que isso aconteça. Com o seminário Empretec, já conseguimos fazer com que muitos deles mudassem suas atitudes”, diz o facilitador Francisco Júnior. 

Uma das participantes do evento, Raquel Escalante, 19 anos, criou a “Peixaria dos Amigos” com três colegas. O negócio não ficou apenas no papel, e o peixe assado no fogão na folha de bananeira à lenha é a prova disso.

“A gente estava pensando em vender esses peixes assados, e o ensinamento do Empretec ajudou muito nós conhecer bastante de revenda e negociação. E já teve gente querendo comprar e experimentar, porque assamos na nossa cultura mesmo”, descreve a menina que sonha em ser engenheira.

A indígena conta que aprendeu no evento a importância de demonstrar autonomia. “O que eu aprendi mesmo com o Empretec ao criar a minha empresa com o grupo foi conseguir alcançar a minha meta e a importância de me impor. Agora, mais pra frente, quero alcançar o meu objetivo”, conta. 

Empretec Indígena

Criado em Mato Grosso do Sul, o Empretec Indígena é voltado especificamente aos povos originários.  A metodologia foi desenvolvida pela ONU (Organização das Nações Unidas) e vem sendo aplicada há 30 anos pelo Sebrae. Assim, é adaptada para as demandas de cada comunidade indígena.

Nesta edição, o evento contou com 25 participantes, entres eles 13 homens e 12 mulheres, entre 19 até 66 anos. A primeira edição ocorreu em uma aldeia da etnia Ofaié, em Brasilândia, em abril deste ano. 

Os próximos seminários ainda estão em fase de planejamento pela Secretaria de Estado da Cidadania e Sebrae. A previsão é de realizar, em 2025, o Empretec não só em comunidades indígenas, mas também quilombolas de Mato Grosso do Sul.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados