Pular para o conteúdo
Cotidiano

Empresa vai construir Hospital de Campo Grande e prefeitura só vai ‘pagar’ após final da obra

Hospital será construído no bairro Chácara Cachoeira e tem previsão de ser entregue em 2026
Fábio Oruê, Thalya Godoy -
hospital
Entrada do Hospital (Divulgação, PMCG)

O HMCG (Hospital Municipal de ) vai ser entregue apenas daqui a dois anos e até lá a Prefeitura não vai gastar um centavo com o empreendimento. Isso porque ele será construído na modalidade ‘Built to Suit’, ou ‘Construir para Usar’, em tradução livre.

“Então, essa modalidade que é o BTS, ele permite que a gente comece a pagar a partir da entrega, como se fosse um aluguel […] A empresa faz a obra, coloca, nesse nosso caso, com responsabilidade total deles, não só a construção, mas equipar também, com todos os nossos equipamentos e os facilities, ou seja, quando eles entregarem a obra, eles ainda vão ficar, durante aproximadamente 20 anos, responsáveis pela limpeza, pela nutrição, pela segurança e a gente paga tipo um aluguel. E esse aluguel, o decorrer de 20 anos, volta para gente todo esse hospital”, explica a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite.

Em outras palavras, a empresa que ainda será licitada vai ser responsável por construir e manter o empreendimento e, em contrapartida, a prefeitura vai ‘pagar’ o espaço em forma de aluguel. A estimativa é que o investimento chegue ao patamar dos R$ 210 milhões.

“A prefeita está apresentando projeto bem estruturado, em todos os seus pilares na questão técnica, na questão jurídica e ainda enfrentamos mais uma situação que é a nova lei de licitação. Tem agentes públicos país afora que até agora não conseguiram implantar a lei e nós estamos licitando nessa nova lei de licitação”, secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcelo Miglioli

Construção do hospital

Segundo a prefeita Adriane Lopes (PP), a construção desse hospital estava prevista desde 2014 no Plano Municipal de Saúde.

De acordo com Rosana Leite, o Executivo Municipal foi responsável por fazer o projeto do hospital e contratar a assessoria técnica para tirar a ideia do papel. Para ela, o método de BTS dá mais celeridade ao processo e evita muitos gastos.

Atualmente, Campo Grande tem gasto mensal de 30 milhões com pactuação de leitos em hospitais privados. Serão 259 leitos, sendo 49 de pronto-atendimento, 20 leitos CTI (10 pediátricos e 10 adultos) e 190 leitos de enfermaria (60 pediátricos, 60 adultos para homens e 70 leitos para mulheres).

População de Campo Grande cresceu

De acordo com a secretária da Sesau, a população de Campo Grande atinge quase 1 milhão de habitantes, mas chega a quase 1,6 milhão se considerar a população flutuante (que está em Campo Grande, mas não mora na Capital).

Segundo a prefeita, o município tem déficit de vagas. “Há 20 anos, quando se discutiu a estrutura da saúde, nós tínhamos uma população. Hoje Campo Grande tem quase o dobro em comparação a 20 anos atrás. O que tem hoje na cidade não corresponde com o número de habitantes que existem na Capital”, opina.

hospital
Local onde será construído o hospital (Reprodução, Google)

Viabilidade

O terreno que receberá a obra fica na esquina entre as ruas Raul Pires Barbosa e Augusto Antônio Mira, no bairro Chácara Cachoeira, em Campo Grande. A prefeitura ainda vai fazer um estudo de viabilidade para o transporte urbano até o local.

“Vai ser feito todo o estudo técnico da mobilidade, da região. Já foi feito antes para implementação do projeto. Esse projeto foi estudado a vários mãos, de vários secretários”, informa Adriane durante lançamento do hospital, nesta segunda-feira (1°).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sejusp suspende nomeação de perito condenado por corrupção e mais 11 servidores

Bolsonaro vai ser preso? Entenda

VÍDEO: Congresso da UNE tem confusão entre movimentos estudantis e universitários de MS são agredidos 

Trump volta a ameaçar Brics com tarifa de 10% e diz que não permitirá perda de valor do dólar

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

Caminhão caiu em ribanceira após pegar fogo na BR-163 em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Dentro do veículo foram localizados 400 volumes de produtos ilegais

Economia

Dólar avança com temor de ofensiva de Trump após ação de STF contra Bolsonaro

É a maior alta desde o início de junho

Cotidiano

INSS: mais de meio milhão aderiram ao plano de ressarcimento do Governo Federal

Mato Grosso do Sul soma 8.402 adesões

Brasil

Porto de Santos vive corrida de exportadores antes de tarifas dos EUA

Porto brasileiro é o maior da América Latina, responsável por 30% em média da corrente comercial do Brasil