Mato Grosso do Sul tem 310 casos de dengue confirmados nas primeiras cinco semanas do ano, com crescimento de 119 casos em relação à semana anterior. Já os casos prováveis passam de 2 mil e uma morte está em investigação.

Dados do boletim da dengue divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) nesta terça-feira (6) mostram que apesar de altos, os números semana a semana são menores que no mesmo período do ano passado.

Mato Grosso do Sul está com incidência baixa da doença, porém seis cidades apresentam alta incidência, sendo Aral Moreira, , Paranhos, Costa Rica, e Laguna Carapã.

é a cidade com maior número de casos confirmados, sendo 80 apenas neste ano. Seguido de Dourados com 35 casos e Sete Quedas com 28 casos.

Risco de volta da dengue tipo 3 acende alerta 

O ressurgimento do sorotipo 3 da dengue acendeu alerta para uma nova no Brasil. Inativo por mais de 15 anos, a possível reintrodução do vírus representa a maior preocupação das autoridades em saúde pública de Campo Grande. Em 2023, Mato Grosso do Sul registrou o maior pico de mortes dos últimos dois anos, com 42 óbitos.

Mesmo sem registros da dengue 3 no Estado, Veruska Lahdo, superintendente de Vigilância em Saúde da (Secretaria Municipal de Saúde), destaca que as ações serão voltadas para evitar a reintrodução do vírus e, por consequência, uma nova epidemia neste ano.