Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em um ano, área queimada no Pantanal subiu de 56 mil para 1,4 milhão de hectares

Além do Pantanal, os incêndios florestais tiveram um aumento significativo no Cerrado e Mata Atlântica
Lethycia Anjos -
Animais retornam em meio as cinzas no Pantanal
Animais retornam em meio às cinzas no Pantanal (Henrique Arakaki, Midiamax)

Os incêndios florestais têm gerado impactos significativos aos biomas sul-mato-grossenses. A situação mais crítica ocorre no Pantanal, que registrou um aumento de 2.472,8% em relação a 2023. Em um ano a área queimada subiu de 56.375 para 1.450.425 hectares.

No Cerrado, também houve aumento considerável, com um crescimento de 91,0% entre 2023 e 2024. Segundo dados do boletim informativo de incêndios do (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a área queimada no bioma passou de 194.900 para 372.325 hectares.

O Pantanal lidera o número de focos de calor, com um aumento significativo de 360 para 7.309 focos. Na sequência, o Cerrado apresentou um crescimento de 267%, passando de 956 para 3.517 focos de calor, enquanto a Mata Atlântica registrou uma aumento de 202 para 937 focos entre 2023 e 2024.

O boletim também destaca que os municípios de Corumbá (64,0%), (16,5%), (10,1%) e Miranda (8,1%) concentram 98,7% dos focos de calor no Pantanal de , conforme dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Pantanal
Percentual de incêndios em MS (Divulgação, Cemtec)

Para conter o avanço do fogo, o CBMMS ( Militar de Mato Grosso do Sul) atua na região desde 2 de abril. Até o momento, 1.177 bombeiros e bombeiras militares foram mobilizados nas ações de prevenção, preparação e combate aos incêndios florestais, como parte da Operação Pantanal 2024.

Fogo devastou áreas preservadas

O mesmo fogo que queimou as plantações rurais também devastou áreas de preservação ambiental. Os dados mostram que as Unidades de Conservação do Pantanal e Cerrado tiveram um aumento significativo, passando de 250 para 28.175 hectares de área queimada.

Na região do Amolar, também no Pantanal, a área queimada subiu de 950 para 161.205, já nas terras indígenas do Cerrado o aumento foi de 6.263,4%, passando de 5.600 para 356.350 em um ano.

Conforme os bombeiros, o número de ocorrências de incêndios florestais atendidos pelas equipes de combate subiu de 3.245 no ano passado, para 4.910 neste ano, cerca de 51,3%

Perigo de fogo extremo

As condições meteorológicas previstas para Mato Grosso do Sul são favoráveis à ocorrência de incêndios florestais, com predominância de ar seco e temperaturas acima da média. Conforme o Cemtec, no Pantanal, o risco de fogo é classificado como “extremo” para o período de 19 a 23 de setembro. Em situações de risco “extremo”, as condições de combate tornam-se difíceis, até mesmo para os meios aéreos, devido à alta velocidade de propagação das chamas.

Além disso, entre quinta-feira (19) e quarta-feira (26), a previsão do tempo indica condições firmes, com temperaturas em elevação e acima da média para o período, associadas a um clima seco, que se intensificará nos próximos dias. Ou seja, nos próximos dias Mato Grosso do Sul terá o seguinte cenário:

  • Ar quente e seco ganha força.
  • Temperaturas mínimas variando entre 25-28°C.
  • Temperaturas máximas variam entre 37-42°C, principalmente na região pantaneira.
  • Umidade relativa do ar fica baixa, em torno de 8-25%.
  • Ventos atuam, predominantemente, do quadrante norte.
  • Probabilidade para chuvas entre sexta (20/09) e sábado (21/09).

Ainda conforme o boletim, a previsão da probabilidade de fogo para o trimestre Setembro-Outubro-Novembro de 2024 mostra que em grande parte do estado, as condições encontram-se no nível de “Atenção”. As regiões extremo norte e sudoeste encontram-se no nível de “Alerta”. Já as regiões sudeste, leste e encontram-se no nível de alerta de “Observação”.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Município manda Consórcio Guaicurus tirar 98 ônibus velhos das ruas em um mês

bolsonaro

Inelegível, Bolsonaro reafirma em vídeo que tentará ser candidato em 2026

Justiça afasta servidores aprovados em concurso investigado por fraude em MS

Associação emite nota de repúdio após conselheira tutelar ser agredida com golpes de foice em MS

Notícias mais lidas agora

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

cedraz ministro tcu

Ministro do TCU destaca incertezas em proposta de leilão da BR-163 e histórico falho da CCR

Denzel Washington discute com fotógrafo no tapete vermelho de Cannes

Últimas Notícias

Polícia

Médico é acusado de importunar sexualmente paciente durante consulta em Campo Grande

Profissional foi preso, mas ganhou a liberdade em audiência de custódia nesta quarta-feira (21)

Cotidiano

‘Forte, doce, atenciosa, artista’: Vanessa Ricarte é homenageada por amigos e estudantes da UFMS

Além de compartilharem histórias em memória da jornalista, o grupo também conversou sobre a luta contra a violência de gênero latente em Mato Grosso do Sul

Brasil

Eduardo Leite confirma pré-candidatura à Presidência; PSD ventila apoio a outros nomes

Leite se reuniu pela primeira vez com a bancada do partido na Câmara dos Deputados desde que se filiou ao PSD em 9 de maio, após deixar o PSDB

Esportes

Endrick sofre lesão, fica fora de convocação de Ancelotti e deve perder Mundial de Clubes

Endrick foi diagnosticado com uma lesão no tendão da perna direita