Em sete dias, MS registra 3418,92% milímetros de chuva a mais que novembro de 2023

Monitoramento indica que chuvas consideráveis deste novembro aumentam o nível de rios

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
chuva
Ilustrativa (Arquivo, Midiamax)

Os sete primeiros dias de novembro foram chuvosos. Só nesta quinta-feira (7), Campo Grande alcançou 42 milímetros em três horas. Comparado aos 15 primeiros dias de novembro de 2023, este ano a chuva supera 3418,92% em acumulados na região com maior volume.

Os dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mostram que Jardim lidera o ranking com mais chuva na última semana, com 260,4 mm. A cidade havia registrado apenas 7,4 mm nos 15 primeiros dias de novembro de 2023, enquanto a média histórica é de 149,2 mm.

Bonito é o segundo município com maior registro de chuva na semana, alcançando 187,2 mm. Em novembro do ano passado, o acumulado foi de 0,6 mm, enquanto a média histórica é de 149,2 mm. As cidades vizinhas já ultrapassam o esperado para o mês.

Conforme o meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Vinicius Sperling, as chuvas devem persistir até a sexta-feira (8), com trégua no fim de semana, contudo, não estão descartadas.

“Aparentemente, vamos ter um novembro mais normal em relação às chuvas, podendo até ficar acima da média em algumas regiões. É uma mudança de cenário frente os últimos 12 meses; vínhamos tendo previsão de chuvas abaixo da média e isso vinha se confirmando na maioria dos municípios monitorados. A fumaça e as ondas de calor também deram uma trégua com o retorno das chuvas”, explica.

Em Campo Grande, a soma do acumulado nas cinco estações de monitoramento chega a 214,2 milímetros nos últimos sete dias. A Capital havia marcado apenas 42 mm em novembro do ano anterior, sendo a média histórica quinzenal de 205,5 mm. Vale ressaltar que o monitoramento acompanha dados do Cemtec, Cemaden e Semadesc, além dos horários de cálculos.

Ranking de mais chuvosas nos últimos sete dias:

  • Jardim 260,4 mm
  • Campo Grande 214,2 mm
  • Bonito 187,2 mm
  • Água Clara 129 mm
  • Coxim 127 mm
  • Caarapó 127,8 mm
  • Sidrolândia 116 mm
  • Bataguassu 115,8 mm
  • Santa Rita do Pardo 92,4 mm

Aumento do nível dos rios

Amarildo Arguelho, coordenador da Defesa Civil Municipal de Miranda, registra o aumento do nível do Rio Miranda com a quantidade de chuva nas últimas horas. Na quarta-feira (6), houve aumento na régua de medicação.

Sperling ressalta o rio passa por vários municípios, desde a cidade de Antônio João a Aquidauana. “Com a chuva alta, toda a água que cai contribui para chegar na bacia”.

O boletim diário da Sala de Situações de Rios indica que o Rio Aquidauana e Miranda estavam acima da cota de permanência no trecho da Estrada MT-738. Nesta quinta-feira o nível chega a 355 metros.

Rio Miranda (Amarildo Arguelho, coordenador da Defesa Civil municipal de Miranda)

Conteúdos relacionados

Comunidade quilombola Eva Maria de Jesus
enem
Premiação ocorreu em Brasília