Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em reunião da Sala de Situação, Marina Silva anuncia aumento de efetivo nos incêndios do Pantanal

Três ministros desembarcam em Corumbá na sexta-feira (28)
Priscilla Peres -
Reunião da sala de situação (Foto: Wagner Lopes/Casa Civil)

“Nós estamos diante de uma das piores situações já vistas no Pantanal”, disse a ministra Mariana Silva após a segunda reunião da Sala de Situação para ações de controle e prevenção do desmatamento e enfrentamento de incêndios e queimadas no Pantanal e na Amazônia. Três ministros devem desembarcar em na sexta-feira (28), para ver de perto a situação.

Marina Silva anunciou o aumento do efetivo de profissionais para combate ao fogo no Pantanal. Atualmente, a operação conta com 175 brigadistas do Ibama, 40 do ICMBio, 53 combatentes da Marinha atuando no território. Além disso, profissionais do e brigadistas da iniciativa privada também estão envolvidos nas ações.

“Teremos um adicional de 50 brigadistas do Ibama, 60 que virão da Força Nacional, além de termos também uma mobilização de mais brigadistas do Ibama a partir da necessidade que tivermos de fazer essas contratações, inclusive fazendo mudanças no marco regulatório, para que seja diminuído o interstício de seis meses para três meses e poder contratar esses brigadistas com mais celeridade”, pontuou a ministra.

Governo integrado no combate ao fogo

Marina frisou que há um trabalho de diversos ministérios sendo feito para combater o fogo no Pantanal, unindo esforços e recursos para uma resposta eficaz e coordenada. “Na Amazônia, a estiagem leva para esforços em relação a logística e abastecimento. E, no Pantanal, tem a ver com logística e incêndio. Porque nós estamos diante de uma das piores situações já vistas no Pantanal. Toda a bacia do está em escassez hídrica severa. Nós não tivemos a cota de cheia. Não tivemos o interstício entre o El Niño e La Niña. E isso faz com que uma grande quantidade de matéria orgânica em ponto de combustão esteja causando incêndios que estão fora da curva em relação a tudo que se conhece”, alertou.

A ministra do Meio Ambiente pontuou, após a reunião, que 85% dos incêndios estão em propriedades particulares. “Nós temos uma responsabilidade sobre as Unidades de Conservação federais, mas, neste momento, dos 27 grandes incêndios, o está agindo em 20, mesmo não sendo da nossa competência, porque o fogo não é estadual, não é municipal, o fogo é algo que destrói a vida e cria prejuízos econômicos, sociais e ambientais”, garantiu Marina.

Os governos estaduais decretaram a proibição definitiva de manejo de fogo até o final do ano, inclusive para atividades de renovação de pastagem. “Serão responsabilizados, nos termos da lei, qualquer incidente ou incêndio criminoso no Pantanal. Isso é tão importante quanto o orçamento”, expôs a ministra do Planejamento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brasileiro com duas condenações por estupro de vulnerável é expulso do Paraguai

Funsat

Precisa de emprego? Funsat tem 1,8 mil vagas em Campo Grande

Filho recém-nascido de Yudi Tamashiro é internado por quadro delicado; entenda

deputado pollon

‘Presença da CCR MSVia é um escárnio’, diz Marcos Pollon sobre leilão da BR-163 em MS

Notícias mais lidas agora

trechos urbanos br 163 campo grande ms

Concessão bilionária terá que resolver trechos urbanos, considerados os mais perigosos da BR-163

Prefeita Adriane Lopes

Com voto do relator pela absolvição, julgamento da chapa de Adriane fica para semana que vem

Superlotada, Santa Casa restringe atendimento na pediatria 

VÍDEO: Polícia Federal sai às ruas contra fraude em contratos da educação em mais de R$ 20 milhões em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

Mutirão de vacinação atende no Jardim Centro Oeste nesta quarta-feira

A vacina está disponível para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade

Esportes

Onde assistir: quarta tem seis jogos da Copa do Brasil e final europeia na TV aberta

Flamengo, Corinthians e Atlétio-MG definem classificação em casa; clássico inglês decide final da Europa League

Política

‘Nova modelagem é retrocesso’, diz Hashioka sobre leilão da BR-163 com participação da CCR MSVia

A crítica se soma ao fato de que a CCR será a única participante do leilão

Cotidiano

Precisa de médico? Confira a escala plantonista em postos de saúde de Campo Grande

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) divulgou nesta quarta-feira (21) escala com mais de 60 profissionais em UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e CRSs (Centro Regional de Saúde). O serviço é oferecido 24 horas. Conforme o cronograma, há distribuição de profissionais em 10 unidades de saúde. Contudo, no período da manhã e tarde, pediatras estão … Continued