Em pleno Dia das Mães, comemorado neste domingo (12), concurseiras nordestinas enfrentaram três escalas aéreas para fazer a prova do concurso do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) na Uniderp, da Avenida Ceará. A prova será aplicada a partir das 13h e os portões fecharam 30 minutos antes, às 12h30. 

Alexia Sousa, de 25 anos, e Paula Raysa, de 30, são advogadas concurseiras de Sergipe (SE) e viajaram cerca de 2,6 mil quilômetros até Campo Grande neste fim de semana. 

Tranquilas, apesar da ansiedade para a prova, a dupla comenta qual o maior desafio para quem presta concurso. “O maior desafio é trabalhar e estudar ao mesmo tempo, mas a gente tem fé, uma hora dá certo”, diz Alexia. 

“A gente estuda demais, mas sempre sente que não foi o suficiente”, completa Paula. 

A dupla – que retorna para o Nordeste ainda neste domingo -, vai enfrentar escalas em São Paulo, Rio de Janeiro e no Recife para, finalmente, chegar em Sergipe e trabalhar já na segunda-feira (13). 

Questionadas sobre como é passar o Dia das Mães longe das genitoras, elas comentam que não é motivo de reclamação e, sim, de apoio das famílias. “A minha mãe não reclama, bem pelo contrário, ela me incentiva muito”, comenta Alexia. 

Quem também conversou com a reportagem do Jornal Midiamax na fila dos candidatos é a advogada carioca Flavia Neves, de 33 anos. “Acho que todas elas [mães] querem ver os filhos bem”, opinou sobre passar o Dia das Mães longe de casa.

As três concurseiras revelaram o motivo de viajar tão longe para um concurso. “É um bom concurso e geralmente chamam bastante candidato para ocupar as vagas”, apontam. 

Outra carioca encontrada pela reportagem foi a Lindaselma Lima, 68 anos, que é aposentada e está na Capital acompanhando a filha advogada e concurseira, Fabíola, de 32 anos. 

Ela contou que está sendo um Dia das Mães atípico, mas que faz questão de acompanhar a filha sempre nos concursos porque é aposentada e consegue. “Está sendo atípico, longe de casa e do marido. Mas estou com a minha filha, isso que importa”.

A comemoração de mãe e filha neste dia especial será logo após a prova. “Ela disse que vamos ao shopping almoçar num restaurante bacana, não sei qual”, contou Lindaselma.

Para quem trafega na região da Uniderp, o trânsito está com grande fluxo de veículos, principalmente no sentido Afonso Pena a Joaquim Murtinho. Uma extensa fila de carros se formou da universidade ao pontilhão da Avenida Ceará, sendo esse trecho com fluxo lento.

Concurso

O certame tem 26.724 inscritos que disputam 860 vagas para cadastro reserva nos cargos de Analista Judiciário e Técnico Judiciário, ambas de Nível Superior.

O salário inicial é de R$ 7.148,63, além dos benefícios como o auxílio alimentação de R$ 2 mil para jornada de 30 horas semanais.

A prova objetiva – cuja banca organizadora é a FGV -, será aplicada das 13h às 16h30 (horário de Mato Grosso do Sul).