Pular para o conteúdo
Cotidiano

Em meio à baixa adesão, Campo Grande irá devolver 8 mil doses da vacina contra a dengue

Em Campo Grande, somente 15% do público-alvo foi vacinado contra a dengue
Lethycia Anjos -
Vacina dengue
Vacina dengue (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Em meio à baixa adesão do público-alvo, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de confirmou a devolução de 8 mil doses da vacina contra a dengue. A medida segue a recomendação do Ministério da Saúde, que visa evitar a perda das doses que vencem neste mês de abril.

“Foi uma solicitação do Ministério da Saúde aos Estados que receberam a primeira remessa. Essas doses serão enviadas a outros estados e municípios que ainda não receberam a vacina”, esclareceu a Sesau.

Desde o início da campanha de vacinação, 9.033 crianças entre 10 e 14 anos receberam o imunizante. Os números representam 15% do público-alvo. A cobertura é considerada abaixo do estimado, visto que o público é de 24 mil crianças.

Conforme a Sesau, a devolução não afeta o esquema vacinal de quem recebeu a primeira dose, ou seja, todos conseguirão tomar a segunda dose no prazo estipulado de 60 dias.

Vacina tem 80% de eficácia

Vacinação em Campo Grande. (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

O ciclo completo de imunização é atingido com as duas doses e a Qdenga apresentou, nos ensaios clínicos, ter eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo após 12 meses da segunda dose. A vacina também reduziu as hospitalizações em 90%. Segundo o laboratório Takeda, a vacina garante imunização contra a dengue por até cinco anos.

A vacinação em massa é desenvolvida pela Sems (Secretaria Municipal de Saúde), em parceria com o laboratório japonês Takeda, que desenvolveu a vacina Qdenga. O imunizante já está disponível na rede privada de saúde e tem imunidade completa em duas doses, sendo que a segunda deve ser aplicada após três meses da primeira.

Casos de Dengue

Aedes aegypti, transmissor da dengue (Foto: Nathalia Alcântara, Midiamax)

Do dia 1º de janeiro a 19 de março deste ano, foram notificados 4.509 casos de dengue em Campo Grande. Até o momento, não houve a notificação de nenhum caso de zika e apenas cinco notificações por chikungunya.

Em todo o ano passado, a Capital registrou 17.033 notificações de dengue e seis óbitos provocados pela doença. Foram notificados, de janeiro a dezembro de 2023, 92 casos de zika e 176 de chikungunya.

A Capital fechou o segundo semestre do ano passado apresentando redução significativa nos casos de dengue, se comparado com o período anterior. O pico da doença foi registrado em abril, com mais de 3 mil casos notificados. A partir de junho, houve redução expressiva com estabilização nos meses seguintes.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
correios

Correios abre leilão de dois imóveis no Centro de Campo Grande

‘Drive da Vacinação’ forma fila extensa de carros e espera chega a 40 minutos 

Com dinheiro em caixa, Adriane pretende cumprir a meta de zerar fila por vagas em Emeis

Serc/UCDB realiza venda de sobá para custear viagem à Supercopa de Futsal em SC

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

Rebecca é atingida por barra de ferro que despencou de prédio: ‘Caí no chão’

Últimas Notícias

Famosos

Ana Maria Braga se casa com Fabio Arruda em cerimônia intimista em São Paulo

Discreta, Ana Maria Braga celebrou a união com Fabio Arruda em uma cerimônia feita em sua casa, em São Paulo; saiba detalhes de como foi

Brasil

Chuvas deixam mais de 100 desalojados em Angra dos Reis

Defesa Civil mantém alertas de risco muito alto para deslizamentos

Brasil

Projeto prepara professores para a inclusão de alunos com TDAH

Próximo ponto de capacitação será no Pará, ainda em abril

MidiaMAIS

Expogrande oferece cinco pontos de hidratação com água gelada gratuita 

Bebedouros foram instalados em locais estratégicos e de fácil acesso