No dia Mundial do Meio Ambiente, servidores do Ibama-MS paralisam atividades em ato nacional

No Estado, servidores pedem reajuste salarial e reestruturação da carreira

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Na Capital, servidores se reunirão na sede do Ibama (Foto: Arquivo Midiamax)

No dia Mundial do Meio Ambiente, servidores do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) paralisam as atividades a partir das 8 horas, desta quarta-feira (5).

Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente, e do Pecma (Plano Especial de Cargos do Ministério do meio Ambiente e Ibama) e do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) também aderem ao movimento nacional.

Segundo Vicente Mota de Souza Lima, membro da diretoria do Sintsep-MS (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal em Mato Grosso do Sul), a paralisação ocorre em “resposta ao Ministério da Gestão e da Inovação, pelo não atendimento das reivindicações da contraproposta de revisão da carreira”.

Os servidores também pedem reajuste salarial. “Vários servidores estão entregando cargos e funções. Decidimos em assembleia que vamos paralisar as atividades amanhã junto a um ato nacional. A intenção é sensibilizar o Governo Federal porque estamos há mais de 5 anos sem reajuste salarial”, afirma.

Ainda segundo Vicente, a categoria pede 53% de reajuste. “O governo contrapropôs 9% na mesa permanente. Temos carreiras com grande defasagem, precisamos reestruturar a carreira. Estamos sem resposta até agora”. Vicente Mota de Souza Lima. “, ressalta.

Em Mato Grosso do sul são cerca 60 servidores nas unidades do Ibama em Campo Grande, Corumbá e Dourados. Na Capital, a concentração acontece na frente da sede que fica na Rua Euclides da Cunha, região central da cidade.

A paralisação terá apenas um dia e as atividades serão retomadas na quinta-feira (6).

Conteúdos relacionados

Acidente na Vila Almeida
Onça Miranda