Em alerta, Rio Taquari está 70 cm acima do nível normal e chuvas elevam risco de inundações em Coxim

Defesa Civil afirmou que poderá decretar situação de emergência caso o rio continue subindo

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Rio Taquari em Coxim. (Foto: Maikon Leal / Portal Coxim Agora)

O nível do Rio Taquari subiu tanto que colocou a Defesa Civil de Coxim, a 250 km de Campo Grande, em estado de alerta devido à elevação do nível do rio, que superou 4,70 metros na tarde desta quinta-feira (26), conforme noticiou o Midiamax

Se o nível atingir ou superar os 5 metros, há possibilidade de inundações em áreas do município. O índice é bem superior à cota de seca, que é de 350 cm. A situação é monitorada, segundo o portal Coxim Agora.

O coordenador da Defesa Civil da cidade, Gilberto Portela, afirmou que poderá decretar situação de emergência caso o rio continue subindo.

Previsão de chuvas 

De acordo com a meteorologia, há previsão de mais chuvas para a região norte de Mato Grosso do Sul, que abrange os municípios de Alcinópolis, Pedro Gomes, Coxim, Rio Verde de Mato Grosso e São Gabriel do Oeste. 

Essas áreas correspondem às cabeceiras dos rios Taquari e Coxim, fazendo com que o volume de água das chuvas escoe diretamente para esses rios, elevando seus níveis e aumentando o risco para as comunidades ribeirinhas.

Em caso de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil em seu número de emergência: (67) 99962-3206, ou ligar para o Corpo de Bombeiros no número 193.

Monitoramento constante e ações preventivas

Entre as orientações do órgão à população estão o acompanhamento das atualizações da Defesa Civil, identificação de rotas de fuga e locais seguros, elevar móveis e pertences, manter documentos importantes em local seguro e acessível, protegendo-os também em sacos plásticos ou pastas impermeáveis, e evitar áreas de risco, como margens do rio e áreas alagadas.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Conteúdos relacionados

Rio Paraguai