As manhãs continuam cada vez mais geladas em Dourados. Após frio de 6 graus durante a noite, na madrugada desta quarta-feira (29), os termômetros registraram 4 graus às 6h13. Os dados são do Guia Clima da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias).

“Em média, quando a temperatura mínima no abrigo meteorológico atinge 3 a 4°C, a temperatura na superfície situa-se em torno de 0°C. Nesse portal a possibilidade de ocorrência e a intensidade das geadas é estabelecida a partir da temperatura mínima do ar no abrigo meteorológico”, diz a nota do Guia Clima.

Ainda de acordo com a estação da Embrapa, “outros fatores, além da temperatura, influenciam a ocorrência de geadas, como a topografia e a exposição do terreno, ou seja, baixadas e áreas voltadas para o sul são mais sujeitas à formação de geadas”.

Entretanto, conforme levantamento do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), na quinta-feira (30) a previsão é de temperatura mínima de 8 graus. Não há registro de chuvas para os próximos dias.