Domingo de lazer fortalece imunização e Saúde espera vacinar mais de 100 crianças contra dengue
São 300 imunológicos disponíveis contra a dengue para crianças de 10 e 11 anos
Karine Alencar, Lucas Caxito –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com expectativa de vacinar mais de 73 mil pessoas contra a dengue, Campo Grande segue com o cronograma de imunização. Neste domingo, o lazer deve fortalecer a imunização nos pontos de vacinação e equipe de saúde que atende no Shopping Bosque dos Ipês espera receber mais de 100 crianças ao longo do dia.
A expectativa é alcançar todo o público-alvo de 10 a 14 anos. Dados municipais de imunização apontam que existem 73,5 mil crianças e adolescentes nesta faixa-etária em Campo Grande. O público já liberado para vacinação, de 10 a 11 anos, representa total de 28 mil crianças na Capital.
O enfermeiro e coordenador da ação no polo, Paulo Adriano, de 40 anos, conta que no domingo o fluxo de pessoas é sempre maior, o que deve ajudar a meta de aplicações. “Domingo sempre enche mais o shopping, porque as pessoas trabalham durante a semana, aí vêm para lazer e já aproveitam”. Até o momento, 20 pessoas vacinaram”, enumera ele.
Segundo o profissional, no sábado (17), 100 pessoas procuraram pelas doses. São 300 imunológicos disponíveis contra a dengue para crianças de 10 e 11 anos; 100 vacinas de rotina e 100 para Covid-19.
Vale lembrar que a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) abre dois pontos neste domingo em Campo Grande. Além do Shopping Bosque dos Ipês, a unidade do Norte Sul Plaza também estará oferecendo os serviços. O horário de atendimento é das 10h às 17h.
Pontos de atendimentos
Shopping Norte Sul Plaza
das 10h às 18h
Shopping Bosque dos Ipês
das 10h às 17h
Público-Alvo
A campanha de vacinação será iniciada em crianças e adolescentes de 10 e 11 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. O esquema vacinal será composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.
A recomendação é que a vacinação seja iniciada pela administração de D1. As demais doses para D2 serão enviadas posteriormente considerando o intervalo recomendado de 3 meses entre as doses.
O ciclo completo de imunização é atingido com as duas doses e a Qdenga apresentou, nos ensaios clínicos, ter eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo após 12 meses da segunda dose. A vacina também reduziu as hospitalizações em 90%. Segundo o laboratório Takeda, a vacina garante imunização contra a dengue por até cinco anos.
A vacinação em massa é desenvolvida pela Sems (Secretaria Municipal de Saúde), em parceria com o laboratório japonês Takeda, que desenvolveu a vacina Qdenga. O imunizante já está disponível na rede privada de saúde e tem imunidade completa em duas doses, sendo que a segunda deve ser aplicada após três meses da primeira.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Com maconha do MS, traficantes fogem da polícia em Toyota SW4 e caem em rio do PR
Um adolescente foi apreendido por policiais na divisa entre Curitiba e Araucária
Agência Nacional de Mineração lança concurso com vagas em MS e salários de R$ 12,8 mil
Inscrições para o certame abrem na próxima quinta-feira (28)
Pnad Contínua: Brasil tem 1,472 milhão de desempregadas há 2 anos ou mais
Apesar de número expressivo, IBGE apontou redução de 20,4% em relação ao mesmo período em 2023
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.