As inscrições para a seleção de moradores para o Condomínio da Melhor Idade, também conhecido como Vila dos Idosos, será aberta na quinta-feira (4), podendo ser feita de forma on-line no site da EMHA (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários), na unidade do órgão no Pátio Central ou no Centro de Convivência Vovó Ziza. As inscrições devem seguir abertas até 4 de setembro.
O edital com todas as informações referentes à esta seleção foi publicada na edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) desta quarta-feira (2). Antes, foi lançado em cerimônia oficial, nesta tarde, com participação da prefeita Adriane Lopes e demais autoridades.
Presente ao evento, a aposentada Maria Helena Queiroz, de 66 anos, buscava mais informações. “Eu não sei se as inscrições são hoje mas estou aqui. Eu tenho muito interesse, porque o aluguel é muito caro e aqui será mais barato. Então seria um sonho”, disse.
Já Sonia Rodrigues, 74 anos, disse estar com grandes expectativas. “Vamos ver né, eu queria que desse certo”. Questionada sobre o público alvo ser de idosos, ela disse que isso anima. “Morar perto de pessoas da mesma idade pode ser bom, dividir experiências. E o local é ótimo”, afirmou.
Vila dos Idosos
A Vila dos Idosos é o primeiro empreendimento na cidade destinado à locação social. O condomínio disponibilizará 40 apartamentos para pessoas com mais de 60 anos de baixa renda, com preços subsidiados. Cada apartamento tem 33,70m² e inclui sala integrada à cozinha, área de serviço, um quarto com banheiro, todos projetados com a acessibilidade requerida.
Segundo o secretário de infraestrutura, Marcelo Miglioli, o objetivo da administração municipal é entregar as unidades até o final de setembro. Já o diretor da EMHA, Cláudio Marques, explicou que um dos diferenciais do condomínio será de que o valor cobrados dos moradores poderá ser abatido com uso em lojas que serão instaladas no próprio local.
Critérios
Segundo o edital, pessoas com mais de 80 anos e pessoas com deficiência terão prioridade na seleção. Quem tiver mais que 60 anos e realizar inscrição, estando aptos, deverão participar de sorteio.
O vereador Valdir Gomes, proponente do projeto, defendeu que o valor do aluguel ou da taxa de condomínio a serem cobrados dos 40 condôminos selecionados não ultrapasse o valor de R$ 250 reais. Foi confirmado ainda que o nome do condomínio será Maria Torres de Deus, em homenagem à irmã do vereador.
Conforme o edital, “os beneficiários terão um custo mensal relativo ao pagamento da locação e da taxa de condomínio, que será definido e divulgado antes da realização do sorteio”.
Os requisitos para inscrição no Programa de Locação Social são:
- Possuir renda de 1 (um) a 3 (três) salários mínimos;
- Não ser proprietário, promitente comprador, permissionário, promitente permissionário de direitos de aquisição, usufrutuário ou arrendatário de outro imóvel;
- Não ter sido contemplada(o), em caráter definitivo, por programas habitacionais públicos;
- Estar cadastrada (o) no Cadastro Geral da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (AMHASF);
- Ter idade igual ou superior a 60 anos;
- Ter autonomia e independência.
Dúvidas e outros esclarecimentos devem ser solucionados diretamente na sede da AMHASF (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários), no setor do Programa de Locação Social, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.