Dia Mundial de Combate ao AVC: Minutos e hábitos saudáveis podem salvar vidas
Data visa conscientizar sobre a gravidade da doença que tem altas taxas de ocorrência no Brasil
Karina Campos, Jennifer Ribeiro –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Conhecida popularmente como derrame, o AVC (Acidente Vascular Cerebral) é uma das doenças com maior incidência no Brasil. Nesta terça-feira (29), o Dia Mundial de Combate ao AVC visa conscientizar sobre a gravidade e importância de cuidados na rotina.
Em entrevista ao Jornal Midiamax, o médico neurologista do Humap-UFMS (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Gabriel Braga, explica que a doença é uma condição neurológica com a perda de função neurológica diante da incapacidade do cérebro em receber sangue de uma forma adequada, seja porque a artéria entope levando ao AVC isquêmico ou porque se rompe levando ao AVC hemorrágico. Ambas são graves, levando a mortalidade e sequelas.
“O AVC é uma daquelas doenças que é de tempo dependente para o tratamento. Uma vez que se inicia os sintomas, a gente tem apenas horas para fazer o tratamento eficaz para reduzir as sequelas do paciente. Os principais sintomas são os que a gente chama de deficitários, ou seja, a pessoa perde alguma função neurológica, seja a função motora, a simetria facial, a perda da linguagem e, eventualmente, a perda da consciência”.
Dr. Braga reforça que, apesar de caber no imaginário popular, o derrame não começa apenas com uma dor de cabeça, mas na maioria dos casos começa com a perda da função neurológica. É imprescindível a procura por um médico nos primeiros minutos do sintoma.
Faixa etária
Na grande maioria dos casos, o AVC é diagnosticado em homens idosos, contudo, crianças e adolescentes também são vulneráveis aos sintomas, independente da faixa etária.
A ampla decorrência é suscetível diante de problemas hereditários, fatores de risco, obesidade, consumo de bebida alcoólica, sedentarismo e alimentação.
“Hoje, sabemos que 90% dos casos podem ser reduzidos com mudanças de estilo de vida, coisas relativamente simples, como manter atividade física aeróbica, reduzir a quantidade de sal ingesta, fazer check-up regulares, ver se há arritmia, controle de glicemia e gordura no sangue”.
Pós-AVC
Braga salienta que cada paciente tem um cuidado e tratamento específico, considerando o tipo de AVC e gravidade do episódio. Por exemplo, há pacientes que sofrem leves paralisias faciais, enquanto outros ficam em estado vegetativo.
“O grande foco e objetivo que a gente tem que ter no pós-AVC é não só reabilitar os pacientes, mas devolver a independência funcional, apesar das sequelas residuais, mas evitar que novos eventos aconteçam. A gente sabe que quando uma pessoa já teve um primeiro evento aumenta a chance de acontecer segundo. O tratamento após aguda envolve três pilares: a reabilitação, prevenção secundária e tratamento das complicações clinicas após-AVC”.
Notícias mais lidas agora
- Após alerta da Sesau, casos de Hepatite A sobem para 79 em Campo Grande
- VÍDEO: Atirador fez disparos contra ‘Calcinha’ na frente de crianças em conveniência no Caiobá
- Pai de motorista de Porsche que matou motoentregador pede restituição do carro
- Confira as regras: Refis da Prefeitura de Campo Grande começa dia 4 com descontos de até 80%
Últimas Notícias
Com drone, rapaz é preso tentando arremessar maconha e cocaína para a Máxima
Ele contou que alugou uma casa na região para guardar a droga
Caso Eldorado vai parar em comissão especial do TJSP
Nas mãos do TJ-SP A ministra Nancy Andrighi, do STJ, determinou que o Tribunal de Justiça de São Paulo julgue a reclamação apresentada pela J&F Investimentos, que pede a nulidade de uma sentença de 1ª instância, proferida enquanto o processo sobre a venda da Eldorado Brasil Celulose estava suspenso pelo próprio tribunal. A J&F pedia…
[ BASTIDORES ] Cafézinho após operação vira conteúdo no interior de MS
Deputados estão de olho em cargos na Alems e fora da Casa de Leis
Motorista de aplicativo é feito refém por dupla durante assalto no Los Angeles em Campo Grande
Motorista de aplicativo teve uma arma apontada para a cabeça
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.