Dia de Finados: veja o funcionamento dos cemitérios e do transporte público na capital
No dia 2 de novembro será aplicada a tarifa promocional de R$ 1,90 para pagamentos realizados com o smart card
Liana Feitosa –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os cemitérios públicos de Campo Grande vão abrir às 7h no próximo dia 2 de novembro, Dia de Finados, com fechamento às 17h. Cerca de 30 mil pessoas devem passar pelos cemitérios Santo Antônio, Santo Amaro e São Sebastião, conhecido como Cruzeiro, no próximo sábado.
De acordo com a prefeitura de Campo Grande, para oferecer conforto especial neste dia, duas missas estão programadas em cada cemitério, uma pela manhã, às 8h, e outra à tarde, às 15h.
A GCM (Guarda Civil Metropolitana) atenderá os cemitérios com mais de 20 viaturas e reforço no efetivo de servidores atuando na prevenção de vandalismo, furto e na segurança da população, além de colaborar no controle de trânsito nessas regiões junto com a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).
Além do reforço na segurança, servidores da Sisep (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos) estarão à disposição nos três cemitérios para auxiliar os visitantes com a localização dos túmulos e jazigos. Devido ao elevado número de visitantes, será proibido o acesso de veículos aos cemitérios.
Os visitantes que preferirem ir até os locais ao longo da semana após o feriado também poderão contar com estrutura de atendimento disponível.
No Cemitério Santo Antônio estão sepultadas 16.013 pessoas. No Santo Amaro são 49.081 túmulos e, no Cemitério São Sebastião, conhecido como Cruzeiro, são aproximadamente 33.834 túmulos.
Vendas com ambulantes
Vendedores ambulantes terão garantidos espaços demarcados para permanência sem que obstruam a passagem de pedestres e veículos, a partir de 60 metros das entradas dos cemitérios públicos.
O trabalho de demarcação será antecipado para garantir o bom andamento das ações no entorno dos cemitérios públicos. A Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana) solicita a colaboração dos vendedores para a circulação e livre trânsito dos pedestres.
Funcionamento especial do transporte público
Para atender a demanda durante o feriado de Finados, a Agetran e o Consórcio Guaicurus comunicam ajustes específicos no transporte público para o dia.
No dia 2 de novembro será aplicada a tarifa promocional de R$ 1,90 para pagamentos realizados com o cartão eletrônico (SMART CARD). As linhas de ônibus seguirão o seguinte planos:
- Linhas 051, 061, 071, 072, 073, 080, 081, 085, 313, 316, 403, 515, 517, 520 e 522 – com plano de sábados;
- Linhas 222, 229, 503 e 507 – com plano de segunda a sexta-feira.
- Duas linhas especiais estarão disponíveis para atender aos cemitérios: a linha 300/Cemitério Jardim da Paz e a linha 400/Cemitério Santo Amaro.
A Agetran também disponibilizará três veículos de reserva com tripulação nos terminais, das 5h30 às 8h30 e das 16h às 18h30, além de apoio na Praça Ary Coelho, das 15h às 18h, para atender demandas emergenciais.
Segundo o Consórcio Guaicurus, o fluxo de passageiros será acompanhado para que ajustem na operação sejam feitos conforme necessário, especialmente nos horários de pico, das 4h40 às 8h30, das 10h30 às 13h30 e das 16h às 18h30.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato garantido por lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
Notícias mais lidas agora
- Após alerta da Sesau, casos de Hepatite A sobem para 79 em Campo Grande
- VÍDEO: Atirador fez disparos contra ‘Calcinha’ na frente de crianças em conveniência no Caiobá
- Pai de motorista de Porsche que matou motoentregador pede restituição do carro
- Confira as regras: Refis da Prefeitura de Campo Grande começa dia 4 com descontos de até 80%
Últimas Notícias
Caso Eldorado vai parar em comissão especial do TJSP
Nas mãos do TJ-SP A ministra Nancy Andrighi, do STJ, determinou que o Tribunal de Justiça de São Paulo julgue a reclamação apresentada pela J&F Investimentos, que pede a nulidade de uma sentença de 1ª instância, proferida enquanto o processo sobre a venda da Eldorado Brasil Celulose estava suspenso pelo próprio tribunal. A J&F pedia…
[ BASTIDORES ] Cafézinho após operação vira conteúdo no interior de MS
Deputados estão de olho em cargos na Alems e fora da Casa de Leis
Motorista de aplicativo é feito refém por dupla durante assalto no Los Angeles em Campo Grande
Motorista de aplicativo teve uma arma apontada para a cabeça
Agricultor brasileiro sequestrado no Paraguai é libertado sem pagamento de resgate
Segundo a Polícia Nacional, vítima estava sem sinas de agressão física
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.