Pular para o conteúdo
Cotidiano

‘Dia D’ de combate à dengue mobiliza 16 unidades da Polícia Científica em Mato Grosso do Sul

Ação tem objetivo de fiscalizar, prevenir e orientar a população sobre as medidas de combate à dengue
Lethycia Anjos -
Dengue
Dengue (Divulgação)

Com objetivo de fiscalizar, prevenir e orientar a população sobre as medidas essenciais para conter a proliferação do mosquito Aedes aegypti, a Polícia Científica de Mato Grosso do Sul promove na próxima quarta-feira (20) o ‘Dia D’ de combate à dengue.

A mobilização ocorrerá nas 14 unidades da PC localizadas no interior do Estado, assim como nas duas sedes da Capital. A ação contará com o apoio da SES (Secretaria Estadual de Saúde) e Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

José de Anchieta Souza Silva, coordenador-geral de Perícias, destaca que Polícia Científica não trabalha apenas para garantir a justiça por meio da ciência, mas também para proporcionar qualidade de vida aos cidadãos que frequentam as unidades e aos servidores.

“Estas ações são fundamentais e fazem parte da parceria que buscamos com a Secretaria Estadual de Saúde e as Vigilâncias Sanitárias municipais para combatermos a dengue, começando pela conscientização em nosso local de trabalho”, pontua.

A ação contará com a colaboração de agentes da vigilância sanitária, juntamente com os servidores, que percorrerão os espaços nas instalações das unidades da polícia científica, verificando possíveis focos do mosquito em áreas como depósitos de materiais, caixas d’água, esgotos e outros locais propícios à reprodução do mosquito transmissor da dengue.

Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti é responsável pela transmissão de duas doenças graves: zika e chikungunya. Para conter a proliferação do mosquito, é necessário adotar medidas preventivas simples, porém eficazes.

É essencial evitar o acúmulo de água parada em qualquer recipiente, como tonéis, caixas d’água e pneus, e realizar a limpeza regular de calhas e vasos de plantas. Além disso, manter piscinas adequadamente tratadas e garantir o descarte adequado do lixo em sacos plásticos fechados são medidas a serem tomadas.

Polícia Científica
Polícia Científica (Divulgação)

As URPI (Unidades Regionais de Perícia e Identificação) estão presentes em cidades como Aquidauana, , Bataguassu, Corumbá, Costa Rica, , Dourados, Fátima do Sul, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas.

Em Campo Grande, a Polícia Científica atua no IALF (Instituto de Análises Laboratoriais Forenses), IMOL (Instituto de Medicina e Odontologia Legal) e o II (Instituto de Identificação), desempenham um papel essencial na prestação de serviços periciais e de identificação civil e criminal.

Diariamente, as unidades recebem em média cerca de 2 mil pessoas em busca de uma variedade de serviços. Isso inclui exames de corpo de delito realizados no IMOL, e nos NRML (Núcleos Regionais de Medicina Legal) e o Instituto de Identificação, além da confecção de carteiras de identidade, realização de perícias em veículos e coleta de amostras de DNA em pessoas vivas, entre outros atendimentos essenciais.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Veja a íntegra do decreto de Trump sobre tarifas de 50% ao Brasil

Corinthians x Palmeiras: saiba onde assistir ao clássico desta quarta-feira em Campo Grande

Donald Trump exclui de tarifaço terceiro produto mais vendido por MS aos EUA

Campo Grande sedia curso internacional para formação de instrutores do Proerd

Notícias mais lidas agora

Trump assina decreto e confirma tarifa de 50% ao Brasil; veja como medida afeta Mato Grosso do Sul

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

Câmeras mostram Raquel no banco da frente antes de ser jogada na vala pelo amante

Motociclista é socorrido com traumatismo craniano após colisão com carro em Amambai

Últimas Notícias

Mundo

Vulcão entra em erupção após terremoto na Rússia

Klyuchevskaya Sopka é um dos vulcões ativos mais altos da Eurásia

Brasil

Rio segue com alerta de ressaca do mar até o fim da quinta-feira

Ondas podem chegar até 3,5 metros

Cotidiano

Acampada na Av. Duque de Caxias, família venezuelana tenta arrecadar dinheiro para retornar ao Peru

Recentemente, decidiram desembarcar em terras brasileiras, mas as oportunidades não surgiram como esperado

Política

‘Churrascão Magnitsky’: bolsonaristas marcam adesivaço para comemorar sanções contra Alexandre de Moraes

Presidente Donald Trump impôs a Lei Magnitsky contra o ministro do STF, que prevê sanções como proibição de entrar no país