Dezembro será quente e com pouca chuva em Mato Grosso do Sul, aponta Inmet

Temperaturas podem ficar acima da média em grande parte do Estado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Calor predomina em todo MS
Calor predomina em todo MS (Henrique Arakaki, Midiamax)

Dezembro será de calor e pouca chuva em Mato Grosso do Sul, como indica o prognóstico do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A previsão é de chuvas dentro ou abaixo da média, enquanto as temperaturas devem ficar acima do esperado.

Os dados mostram que as chuvas deverão variar entre próximas e abaixo da média histórica, conforme representado pelos tons cinza e amarelo no mapa da figura 1.

Sendo assim, a região será marcada pela elevação dos níveis de umidade no solo, devido à previsão de chuvas mais regulares que irão favorecer o desenvolvimento dos cultivos de primeira safra. Entretanto, as áreas podem ser afetadas pela má distribuição no sul do Estado.

Prognóstico de chuva e temperatura (Inmet)

Na segunda figura, os tons em amarelo e laranja indicam o calor, com níveis acima da média. As temperaturas devem ultrapassar os 28°C. O mapa mostra que a região central, leste, norte e do Bolsão devem registrar valores de calor significativo no mês.

Onda de calor

Em dezembro de 2023, o Estado marcou o 6° mês consecutivo de alerta da onda de calor extremo, com sensação térmica ultrapassando os 40°C. As chuvas ficaram ligeiramente abaixo do esperado.

O relatório do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mostra que 2023 marcou valores consideráveis em temperaturas. Apenas janeiro foi chuvoso e pontuou menor temperatura, comparando aos anos anteriores. Fevereiro e abril ficaram dentro do índice esperado para o período. Nos meses seguintes a faixa de calor evolui em todo o Estado.