Pular para o conteúdo
Cotidiano

Detran-MS lança ferramenta online para consulta de prova, gabarito e solicitação de recursos

Agora de forma online, o candidato não vai precisar esperar para ter o resultado da sua aprovação
Layane Costa -
Prova online (Foto: Divulgação, Governo de MS)

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) lançou nesta quarta-feira (14) uma nova ferramenta online para consulta de prova teórica, gabarito, além de possibilitar a solicitação de recursos da prova.

Anteriormente, o candidato precisava esperar para ter o resultado da aprovação da prova teórica, agora tudo será feito de forma online.

“Essa mudança de procedimento permitirá ao candidato acesso não só ao resultado, mas também às questões da prova realizada por ele e o respectivo gabarito. Com essas informações, o candidato saberá exatamente quais foram os seus acertos ou erros, tendo a opção de solicitar recurso, devendo fundamentá-lo por questões”, explica Emerson Tiogo, Gerente de Capacitação do Detran-MS.

Para acessar os serviços, é necessário acessar o Meu Detran. Entrar com CPF e senha. No menu “Habilitação”, procurar o Gabarito/Exame Teórico.

Meu Detran

Na forma anterior, o candidato, sem acesso à prova, preenchia um requerimento e precisava ir até uma agência para protocolar o pedido. Contudo, agora todo o processo deve ser feito no novo sistema. Em 2023, foram protocolados 95 requerimentos. Neste ano, até julho, apenas 26 requerimentos foram protocolados.

“Nós fizemos uma revisão de todo o banco de questões para verificar inconsistência, erros linguísticos que pudessem ocasionar dupla interpretação, e isso reduziu muito o quantitativo de pedidos de revisão”, afirma Emerson.

A correção eletrônica do cartão resposta será processada pela Gerência de Exames, com o prazo de 2 dias úteis para divulgação dos resultados para exames realizados na Capital. Em contrapartida, são 4 dias úteis para exames realizados no interior. O prazo para devolutiva dos recursos é de 15 dias úteis a contar da data de recebimento. Em municípios onde há prova escrita, o candidato poderá levar a prova.

A ferramenta, desenvolvida pela Gecap (Gerência de Cursos e Capacitação), Gexa (Gerência de Exames de Habilitação) e Dirti (Diretoria de Tecnologia da Informação).

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Morador teme queda de postes depois de rio se formar no meio da rua no Jardim Noroeste

Hilux ocupada por quatro pessoas capota na ‘Curva da Morte’ na BR-060

MPT-MS investiga pesqueiro em que caseiro foi morto por onça

Polícia Federal abre concurso com oito vagas para MS e 192 em todo o Brasil

Notícias mais lidas agora

Juiz ouve testemunhas em ação que pede fim de contrato de R$ 59 milhões com o SIGO em MS

Onça capturada após morte de caseiro não deve voltar para a natureza

Em um dia, Campo Grande registrou volume de chuva esperado para todo mês de abril

Médico brasileiro que veste crianças de super-heróis antes da cirurgia, é premiado na Itália

Últimas Notícias

MidiaMAIS

“Barulho dos ossos quebrando”, lembra pescador de MS que sobreviveu a ataque de onça

Situação foi relembrada por pescador após a morte de Jorge Ávalo, que foi atacado por onça nesta semana

Publieditorial

Banco Master registra lucro recorde e amplia oportunidades em todo Brasil

Sob comando de Daniel Vorcaro, instituição financeira dobra resultados e projeta crescimento nacional

Trânsito

Tráfego na BR-267 em Jardim é normalizado com exceção de ‘pare e siga’ no km 556

Após dias de interdição total e parcial devido aos estragos causados pelas fortes chuvas da última semana, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) informa que a rodovia está liberada

Brasil

8 de janeiro: STF condena cabeleireira que pichou estátua a 14 anos de prisão

Em depoimento, a cabeleireira confirmou que vandalizou a escultura com batom vermelho, mas que agiu no “calor do momento”