Desde segunda-feira (13) e até a próxima sexta-feira (17), cerca de 2.600 custodiados da PED (Penitenciária Estadual de Dourados) recebem atendimento com foco na área de saúde. A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e a Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais) são responsáveis pela realização da ação.
A ação de cidadania na Penitenciária Estadual de Dourados oferece vários atendimentos, testagem e consultas para os cerca de 2.600 custodiados. Nesse sentido, o foco é a prevenção de surtos de doenças e conta com o apoio de mais de 40 profissionais, mobilizados pela Senappen.
Para agilizar os atendimentos, além de equipes das secretarias de saúde do Estado e do município, especialistas Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) também participam da ação.
Durante a semana, serão oferecidos atendimentos médico e de triagem de saúde. Assim como a realização de testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C. Além disso, haverá aplicação de vacinas de acordo com o calendário do Ministério da Saúde.
“A ação vai consistir na triagem, serão feitas as testagens rápidas de HIV, hepatites virais, sífilis, atendimento médico, exame de coleta, entre outros serviços. Portanto, são vários procedimentos que serão implantados no PED”, explica a gerente de Saúde no Sistema Prisional da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Martha Maria Torres Soares Goulart.