Pular para o conteúdo
Cotidiano

Decisão pede que Imasul implemente medidas para controlar a poluição do ar em MS

Medidas requeridas já estão previstas na legislação, mas Estado ainda não implantou
Fábio Oruê -
fumaça poluição do ar
Céu com fumaça em Campo Grande (Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Sentença da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de pede que o (Instituto de de ) e Governo de MS implantem medidas para controlar a poluição do ar no Estado.

Decisão do Juiz Ariovaldo Nantes Corrêa atende aos pedidos formulados pelo MPMS (Ministério Público de MS) em ação civil pública e impõe prazos para a criação de uma rede de monitoramento da qualidade do ar, atualização do Plano de Controle de Poluição Veicular e implementação de inspeção ambiental veicular.

Essas medidas visam proteger a saúde da população e o meio ambiente, combatendo os impactos negativos da poluição gerada principalmente pelos veículos. A decisão, que aborda questões importantes para a saúde pública e o meio ambiente, impõe que o Estado e o Imasul implementem, em até quatro anos, uma rede de monitoramento da qualidade do ar em MS.

O órgão também tem a obrigação de divulgar relatórios anuais sobre a sua qualidade. Além disso, o Juiz determinou que, em até um ano, seja atualizado o PCPV (Plano de Controle de Poluição Veicular), e, após a atualização do plano, a implantação do Programa de Inspeção e Manutenção dos Veículos em Uso em até dois anos.

O plano incluirá a inspeção ambiental veicular anual de emissão de gases e ruídos como condição prévia para o licenciamento obrigatório de veículos, condenação que também alcança o Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito de MS).

Falta de cumprimento da legislação ambiental

A ação civil pública foi proposta pela 34ª Promotoria de Justiça em 2021, após a constatação de que o Estado e o Imasul não estavam cumprindo a legislação ambiental vigente.

Durante as investigações, foi verificado que não existia uma rede de monitoramento da qualidade do ar e o PCPV aprovado pelo Imasul e pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente nunca foi efetivado.

Para o Promotor de Justiça, autor da ação, Luiz Antonio Freitas de Almeida, o programa de inspeção ambiental veicular será uma ferramenta importante para controlar a emissão de poluentes nos veículos, que são uma das principais fontes de poluição atmosférica e sonora, especialmente nos centros urbanos.

O exame veicular incluirá a verificação de gases poluentes, ruídos e falhas de manutenção que possam aumentar a emissão de poluentes. Só poderão obter o licenciamento anual os veículos que passarem nessa inspeção.

Medidas precisam ser cumpridas

O Promotor de Justiça explica ainda que as medidas requeridas já estão previstas na legislação, mas não foram implementadas no Estado. “O objetivo é controlar a poluição causada pelos veículos, que é uma das maiores responsáveis pela poluição do ar e pelo ruído nas cidades. A poluição atmosférica e sonora são problemas de saúde pública que afetam diretamente a qualidade de vida da população”, afirmou.

A poluição atmosférica, que contribui para o aquecimento global, chuvas ácidas e a degradação da camada de ozônio, é uma preocupação global, especialmente no , que é signatário de tratados internacionais para reduzir a emissão de poluentes.

Além disso, a poluição do ar está diretamente ligada ao aumento de doenças respiratórias, infecções nos olhos e problemas no sistema circulatório. Já a poluição sonora tem impactos na saúde mental e física, como aumento de estresse, insônia, fadiga e aumento da pressão arterial.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Daniel Alves recupera passaportes e pode retornar ao Brasil após ser absolvido pela Justiça

jogo

Game desenvolvido em MS usa realidade virtual para combater a dengue

Mulher que cometeu latrocínio contra idoso em Porto Murtinho vai continuar presa

Com 426 ações de extensão, relatório diz que UFGD contribui para avanços estratégicos da região

Notícias mais lidas agora

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

ferveu

VÍDEO: Ônibus ‘ferve’ e atrasa passageiros no Terminal Morenão

Mais de uma década depois, juiz inocenta 11 em sentença da Coffee Break

ministro corumbá

Ministro Wellington Dias chega a Corumbá para agenda nesta sexta-feira

Últimas Notícias

Polícia

Casal encontra carne em quintal e seis gatos mortos no bairro Guanandi

Apesar do ocorrido, ela afirmou não ter suspeitas sobre quem teria jogado o alimento, possivelmente envenenado.

Cotidiano

Despejados de prédio no São Jorge da Lagoa se mobilizam na sede da Emha por moradia

Moradores foram orientados a se inscreverem no programa de auxílio moradia

Le Blog Maria Antonia

Van Damme é acusado de ter relações sexuais com romenas vítimas de tráfico humano

As investigações de envolvimento de Jean-Claude Van Damme em um caso internacional de tráfico humano e sexual apontaram que o ator tinha conhecimento das condições das vítimas. O ator está sendo investigado por, supostamente, ter recebido “de presente” cinco mulheres romenas que teriam sido traficadas. O “encontro” sexual entre o astro belga e as mulheres … Continued

Famosos

Morre o ex-tenista Ivan Kley, pai do cantor Vitor Kley, aos 66 anos

Pai do cantor Vitor Kley, Ivan Kley morreu na última quinta-feira (3), em Itajaí, Santa Catarina; ele deixa a esposa e dois filhos