Uma moradora do Jardim Bálsamo reclama da falta de conscientização ambiental após o canteiro da Avenida Marajoara se tornar um ponto de descarte de lixo. De televisão velha a madeira, uma árvore está cercada de entulho.
Preferindo anonimato, a moradora diz que o descarte na região é um problema há mais de 20 anos, entretanto, o acúmulo de lixo se tornou frequente.
“As pessoas estão descartando lixo, como caixinhas de leite amassada, lixo residencial, móveis quebrados, carcaça de televisão, cachorro morto, bananeira e coqueiro que retiraram dos quintais. Há pessoas que se mudam e descartam o lixo aqui”.
Para tentar amenizar a situação, a vizinhança faz mutirões de limpeza, contudo, a frequência no descarte está impossibilitando de deixar o local limpo.
“Nós vizinhos juntamos com sacos de 200 litros, já denunciamos para a prefeitura, mas cada um tem que fazer sua parte. Isso dá doença, dengue”.
Punições mais duras
A partir de novembro, os campo-grandenses flagrados descartando resíduos irregularmente na cidade serão encaminhados para a Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), onde poderão responder em esfera administrativa e criminal.
A ação de fiscalização foi pensada como estratégia para coibir os números crescentes de descartes irregulares, já que nos últimos três anos, de 80 pontos de descarte irregular de lixo mapeados, Campo Grande passou a contabilizar 400.
O projeto da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Sisep (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos), em parceria com a Semadur (Secretaria Municipal De Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), GCM (Guarda Civil Metropolitana) e Decat.
Como denunciar?
Conforme Miglioli, o apoio dos campo-grandenses é fundamental. Presenciou um descarte irregular? Acione a GCM através do 153. A patrulha mais próxima do local de denúncia se deslocará para realizar o flagrante.
Presenciou um descarte e conseguiu fotografar o autor ou a placa do veículo usado por ele? Acione a Semadur pelo número 156. Isso ajudará a identificar e punir o morador responsável.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.