Pular para o conteúdo
Cotidiano

De tv velha a móveis quebrados, canteiro de avenida vira lixão no Jardim Bálsamo

Moradora diz que vizinhança limpa, mas trecho é problemático há 20 anos
Karina Campos -
Lixo espalhado na via (Fala Povo Midiamax)

Uma moradora do Bálsamo reclama da falta de conscientização ambiental após o canteiro da Avenida Marajoara se tornar um ponto de descarte de lixo. De televisão velha a madeira, uma árvore está cercada de entulho.

Preferindo anonimato, a moradora diz que o descarte na região é um problema há mais de 20 anos, entretanto, o acúmulo de lixo se tornou frequente.

“As pessoas estão descartando lixo, como caixinhas de leite amassada, lixo residencial, móveis quebrados, carcaça de televisão, morto, bananeira e coqueiro que retiraram dos quintais. Há pessoas que se mudam e descartam o lixo aqui”.

Para tentar amenizar a situação, a vizinhança faz mutirões de limpeza, contudo, a frequência no descarte está impossibilitando de deixar o local limpo.

“Nós vizinhos juntamos com sacos de 200 litros, já denunciamos para a prefeitura, mas cada um tem que fazer sua parte. Isso dá doença, ”.

Punições mais duras

A partir de novembro, os campo-grandenses flagrados descartando resíduos irregularmente na cidade serão encaminhados para a Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), onde poderão responder em esfera administrativa e criminal.

A ação de fiscalização foi pensada como estratégia para coibir os números crescentes de descartes irregulares, já que nos últimos três anos, de 80 pontos de descarte irregular de lixo mapeados, passou a contabilizar 400.

O projeto da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Sisep (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos), em parceria com a Semadur (Secretaria Municipal De Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), MPMS (Ministério Público de ), GCM (Guarda Civil Metropolitana) e Decat.

Como denunciar?

Conforme Miglioli, o apoio dos campo-grandenses é fundamental. Presenciou um descarte irregular? Acione a GCM através do 153. A patrulha mais próxima do local de denúncia se deslocará para realizar o flagrante.

Presenciou um descarte e conseguiu fotografar o autor ou a placa do veículo usado por ele? Acione a Semadur pelo número 156. Isso ajudará a identificar e punir o morador responsável.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Mistérios cercam hotel desativado que ganhou fama de mal-assombrado em Dourados

Por R$ 2,5 milhões, Miranda terá nova creche e escola em 2026

“Se cair, mata alguém”: moradores da Capital temem queda de árvore em chamas

Vai sair? Confira as interdições deste fim de semana em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

VÍDEO: Colisão que terminou com morte teve moto arrastada por ambulância em rodovia

Vem aí? Britney Spears é cotada para megashow gratuito em Copacabana

Últimas Notícias

Trânsito

Motorista fica ferido após acidente na BR-163 em Rio Verde de Mato Grosso

Acidente aconteceu no km 672,8 e causou congestionamento na manhã deste sábado (26)

Trânsito

Equipe de ambulância envolvida em acidente com morte de jovem na BR-163 é afastada

Em nota, prefeitura de São Gabriel do Oeste disse que o motociclista atravessou repentinamente a pista

Famosos

Ana Maria Braga revela mágoa de Leonardo: ‘Não fala mais comigo’

Durante o Mais Você, Ana Maria Braga pegou todos de surpresa ao revelar uma briga com o cantor Leonardo; entenda o suposto motivo

Política

Bolsonaristas manifestam em Campo Grande e Dourados contra Moraes e Lula

Enquanto na Capital faixas marcam cruzamento de avenidas, em Dourados vice-prefeita adesiva carros