Quem tem materiais de reciclagem em casa e não sabe onde descartar, pode aproveitar o drive-thru da reciclagem que acontece entre os dias 14 e 16 de março, nos altos da Avenida Afonso Pena, em Campo Grande. Na oportunidade, também serão recebidas doações para entidades assistenciais e ocorrerão atividades de lazer.

Podem ser descartados garrafa plástica vazia, papel, papelão, vidro, óleo de cozinha usado, sucata de aço, ferro, eletrônico, tecido, lona, medicamento vencido, lâmpada, pilha, entre outros. A ação acontece em frente ao Parque das Nações Indígenas e quem quiser pode só passar com o carro e deixar os materiais.

Mas a programação é extensa e conta com atividades de lazer, educação e cultura sobre preservação ambiental e reuso de bens. Além de espaço pet, palestras, brincadeiras, demonstração de empresas de reciclagem, talk shows e uma série de outras atividades gratuitas vão acontecer durante todo o dia, das 9h às 18h. Também barracas de venda de alimentação.

Junto com o Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), a Agems lidera a parceria do Estado com esse evento que em 10 anos reuniu mais de 15 mil pessoas. Somente na edição de agosto de 2023, foram arrecadadas seis toneladas de recicláveis, e a expectativa é superar essa meta, segundo Ana Franzolozo, da startup Du Bem Sustentável, Idealizadora do projeto.

O Drive-thru da Reciclagem quer incentivar o descarte correto e toda a cadeia de reaproveitamento e de geração de renda que esse cuidado gera. “Nós teremos temáticas que vão envolver toda a sociedade. As pessoas, além de depositarem seus resíduos para reciclagem, poderão conhecer novas tecnologias, trabalhos e oficinas que envolvem todos os eixos de saúde e saneamento básico”, conta a diretora Iara Marchioretto.