Pular para o conteúdo
Cotidiano

De cara nova: Mato Grosso do Sul começa a emitir nova identidade

Novo documento inclui a numeração do CPF e até Título de Eleitor
Karina Campos -
rg
Novo modelo em emissão (Nathalia Alcântara, Midiamax)

A espera para emissão da CIN (Carteira de Identidade Nacional), o novo RG (Registro Geral), termina nesta quinta-feira (11), pois começou a emitir o documento que reúne dados em um só, como inclusão do Título de Eleitor.

Márcio Paroba, diretor do Instituto de Identificação do Estado, explica que a principal mudança é o número do RG, que deixa de existir, reunindo dados na base nacional de forma biográfica, assim, o mesmo documento terá apenas uma identidade em todo o .

“Os dados biográficos vão estar interligados nacionalmente. Hoje, o fluxo do nosso RG começa aqui no Estado para passar pela Receita Federal, Ministério da Justiça e aí volta para nós. Então, [agora] os dados vão estar interligados. Por exemplo, a pessoa que tem um RG lá no poderá fazer o novo RG em Mato Grosso do Sul. Antes, o RG era estadual, cada estado tinha sua numeração”, detalha.

A novidade irá facilitar a carteira, já que outros documentos essenciais serão inseridos no CNI, como a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e até a descrição caso tenha alguma doença ou seja um doador de medula.

“Nesse primeiro momento tudo isso não vai ser incluso no material, porque é muita coisa, mas vai contar de maneira digital, na plataforma Gov.br. Vale lembrar que a CNI não vai substituir outros documentos, como a CNH, mas vai facilitar o cidadão quando for apresentar, por exemplo, no trabalho, já que tem a numeração mais fácil”.

O documento estará de cara nova, já que retira a tradicional marca da digital do papel e inclui um QR Cody, onde será possível ver todos os dados do cidadão. Assim como o RG, a CNI terá prazo de validade, sendo de cinco anos para crianças de 0 a cinco anos e de 10 anos para pessoas de 12 a 59 anos. Para os idosos acima de 60 anos a validade é indeterminada.

Paroba reforça que o Ministério da Justiça ainda está desenvolvendo ferramentas de visualização do documento. A primeira emissão da CNI será gratuita para todos os moradores, com cobrança de taxa de acordo com a região da segunda via.

“Um ponto positivo desse novo documento é a segurança, pois como o RG é estadual, uma pessoa poderia ter 27 RG. Nesse primeiro momento não é preciso desespero da população em tirar a nova carteira, pois o RG tem validade até 2032. Outro ponto importante para tirar o novo documento é estar com o CPF regular na Receita Federal”, finaliza.

(Nathalia Alcântara, Midiamax)

Versões física e digital

A CIN será emitida em duas versões: física e digital, que possuem o mesmo layout e segurança. A versão física, em papel ou em policarbonato, atende aos que não possuem acesso à internet, smartphones ou computadores. Já o documento em formato digital é obtido por meio do aplicativo GOV.BR, mas somente após a emissão da carteira física.

Para verificar a autenticidade do documento, a nova identidade contará com um QR Code, que poderá ser lido por qualquer cidadão e vai permitir checar se a identidade é autêntica e se foi furtada ou extraviada.

Karina Campos e Clayton Neves

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
chitãozinho e xororo expogrande

Show de Chitãozinho e Xororó na Expogrande vira momento simbólico para famílias

Anatel: nove em cada dez brasileiros têm acesso à telefone celular

prefeitura

Corpo é encontrado com sinais de violência no Centro de Belas Artes

Corinthians dá show em noite de gala de Memphis e Yuri, bate Vasco e vence a 1ª no Brasileirão

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

cédulas de dinheiro salario

Mulher é suspeita de fugir de casa com salário do marido em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Polícia encontra arma do crime e faz descoberta sobre cadáver no Centro de Belas Artes

Corpo encontrado no Centro de Belas Artes estava no local há mais de 12 horas , diz perícia

MidiaMAIS

Chitãozinho e Xororó dizem que paz ‘mora’ no Pantanal de MS e fazem público da Expogrande vibrar com clássicos

Dupla entrou no palco da Expogrande às 22h, mantendo a pontualidade, afinação e simpatia de sempre, ainda mais elogiando o nosso territóri

Polícia

Seguidora se muda para Capital após conversas e ‘crush do Instagram’ a denuncia por perseguição

"Crush do Instagram" é concurseiro, diz que sua vida é só estudar, e está preocupado porque a mulher passou a frequentar a mesma academia que ele

Esportes

Botafogo vence o Juventude no Brasileiro e torcida grita ‘é campeão’ nas arquibancadas

Debaixo de uma chuva constante, o primeiro tempo não foi dos melhores no aspecto técnico