Das férias ao Carnaval, MS deve registrar ondas de calor com chuvas dentro da média histórica

Cemtec divulgou previsão para o trimestre de dezembro a fevereiro

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Ondas de calor estão previstas para o trimestre (Henrique Arakaki, arquivo Jornal Midiamax)

Das férias ao Carnaval, Mato Grosso do Sul deve registrar altas temperaturas e chuva dentro da média prevista para o trimestre de dezembro de 2024 a fevereiro de 2025. A previsão foi divulgada nesta terça-feira (26), pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul) e aponta possibilidade de ondas de calor.

O estudo é baseado em projeções de modelos climáticos que utilizam análise probabilística da precipitação e da temperatura do ar em comparação aos dados registrados por 30 anos, entre 1981 e 2010.

A tendência climática é que entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025 a temperatura será mais quente que o normal para o período em Mato Grosso do Sul, com ausência de nuvens e chuva, o que aumenta a possibilidade de ondas de calor.

Já em relação aos focos de calor, o alerta continua alto para a região pantaneira do Estado. Essas condições meteorológicas previstas para a área ainda podem ser favoráveis para a ocorrência dos incêndios florestais.

Nas demais regiões do Estado, a situação se mantém em observação, com baixa probabilidade.

Poucas chuvas

Conforme a tendência climática, as chuvas devem ficar dentro, ou próximo da média histórica em Mato Grosso do Sul para o trimestre: dezembro, janeiro e fevereiro.

Em grande parte do Estado, as chuvas variam entre 500 a 600 mm. Na região do extremo nordeste são esperados de 600 a 800 mm. Já na região oeste do Estado, o volume deve ser menor, de 400 a 500 mm.

Conteúdos relacionados

agetran