Pular para o conteúdo
Cotidiano

Criado em MS, projeto que incentiva mulheres na ciência é premiado em feira nacional de tecnologia

A iniciativa criada por estudantes de escola pública promove a divulgação científica e a participação de mulheres na ciência
Lethycia Anjos -
‘Conecte Meninas’
Equipe do ‘Conecte Meninas’ (Arquivo pessoal)

Um criado por estudantes da Cívico-Militar Marçal de Souza Tupã-Y, em , recebeu uma premiação na Fecitec (Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina), no Paraná. Único representante da região Centro-Oeste, o ‘Conecte Meninas’, visa divulgar a ciência e promover a participação de mulheres no campo científico.

Mariani Lanza Pereira, de 17 anos, é estudante do 3º ano do Ensino Médio e sempre esteve envolvida em projetos científicos. Idealizadora do projeto, ela conta que a ideia surgiu ao perceber que, assim como ela, outras estudantes tinham interesse em científica, mas não sabiam como encontrar oportunidades.

“No ano passado, participei de projetos como o ‘Astrominas da USP’, assim comecei a me interessar mais pela ciência. Por causa dessas experiências, outras meninas da escola começaram a me perguntar onde poderiam encontrar esses projetos, porque também queriam participar, mas não sabiam como. A partir disso, identifiquei um problema e tive a ideia de criar o ‘Conecte Meninas’ para ajudar a solucionar”, explicou Mariani.

‘Conecte Meninas’

O projeto tem como foco divulgar iniciativas que buscam incluir meninas e mulheres no meio científico. Para isso, o grupo de três estudantes – formado por Mariani, Gustavo Ferreira e Gabriel Servim, ambos do 3º ano – criou um site e um perfil nas redes sociais. A iniciativa conta ainda com a supervisão da professora de Biologia, Marcia Rocha Costa.

“Desde março, começamos a pensar em maneiras de auxiliar na divulgação dos projetos. Decidimos que, por estarmos numa era digital, a criação de um site e de um perfil no Instagram seria uma ótima alternativa”, disse.

Assim, o “Conecte Meninas” ganhou forma, o grupo começou a trabalhar na produção do projeto escrito e do site, com a intenção de inscrevê-lo em feiras de ciências em Mato Grosso do Sul. Eles se inscreveram na Fetec (Feira Estadual de Tecnologia, Engenharias e Ciências de MS) e tinham planos de participar da Fecintec, no Instituto Federal. No entanto, decidiram expandir os horizontes e também se inscrever na Fecitec, da UFPR (Universidade Federal do Paraná), e na Febratec, em .

Único representante do Centro Oeste

‘Conecte Meninas'
Premiação ocorreu no Paraná (Arquivo pessoal)

Em agosto, Mariani recebeu a notícia que o projeto havia se qualificado para a Fecitec. Além disso, o “Conecte Meninas” era o único representante da região Centro-Oeste, o que acrescentou ainda mais importância à participação.

“Saímos de Mato Grosso do Sul em 28/09 e, na última segunda-feira, participamos da feira durante todo o dia. Às 17h, teve início a cerimônia de premiação, com várias categorias. Fomos premiados na categoria ‘Meninas na Ciência’, que é também o nome de um dos projetos de extensão da universidade. Recebemos uma medalha e livros como prêmio, e fomos muito bem recebidos tanto na cidade quanto na universidade”, relata.

Agora, os próximos passos do projeto é buscar parcerias com a SED (Secretaria de Educação), para divulgar o ‘Conecte Meninas’ em escolas de todo o Estado.

Fecitec 2024

Fecitec (Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina)
Fecitec – Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina (Divulgação)

A Fecitec consiste em um projeto de extensão da UFPR, Setor Palotina, financiado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). A Feira tem como objetivo incentivar o trabalho dos alunos a fim de colocar suas ideias criativas ou inovadoras na prática.

Na edição deste ano, realizada em 30 de setembro, a Fecitec contou com a participação de 329 alunos, que concluíram os seus trabalhos. No total, participaram 38 instituições de ensino da região de Palotina e de outras partes do Brasil, incluindo escolas, institutos federais, clubes de ciências, fundações e centros educacionais.

Os alunos realizaram projetos e experimentos onde abordaram uma variedade de temas, como alimentos e segurança alimentar, robótica, música, biomas brasileiros, sustentabilidade, inovação, inclusão, características da natureza e saúde. De acordo com a UFPR, além do expressivo número de instituições participantes, a 14ª Fecitec também bateu o recorde de professores orientadores, com 78 docentes envolvidos diretamente nos projetos dos alunos.

Confira os perfis do projeto: https://marianilanza0.wixsite.com/conecte-meninas e https://www.instagram.com.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Droga avaliada em R$ 100 mil é interceptada nos Correios e casal preso em Campo Grande

“Só alguém transtornado para aceitar”, diz deputado após ação da PF contra Bolsonaro

Festa julina movimenta a ‘Feira Central’ de Dourados neste final de semana

Quem é Sister Hong, que gerou caos entre homens na China e também no ‘X’?

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

VÍDEO: Menino que sobreviveu a acidente na BR-060 com morte de mãe e irmão dá primeiros passos

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

Operação do SIG de Dourados prende mais dois envolvidos em homicídio no Jardim Itália

Últimas Notícias

Cotidiano

Moradores da Vila Entroncamento reclamam de ‘poeirão’ causado por caminhões que desviam de fiscalização na BR-262

Vizinhança diz que a frequência de desvios na rota para escapar da fiscalização da balança na rodovia está causando frustração na região diante do poeirão levantado nas vias sem pavimentação

Política

Buscando liderar partido de Bolsonaro, Salineiro diz ‘não estar por dentro’ de ação da PF

Ana Portela e Rafael Tavares, também do PL, vêm ação determinada por ministro Alexandre de Moraes como "perseguição"

Famosos

Após descobrir tumor, Edu Guedes revela que não fará quimioterapia; entenda

Edu Guedes revelou que não realizará quimioterapia e radioterapia; apresentador descobriu um câncer no pâncreas no início do mês

Cotidiano

Construção de viaduto na BR-163 bloqueia trecho durante o final de semana

A previsão é que o bloqueio aconteça nos dois dias, entre 5h e 17h30