A Arquidiocese de Campo Grande realiza nesta quinta-feira (30), juntamente com demais arquidioceses de todo o mundo, a programação da solenidade de Corpus Christi, em que a Igreja celebra o seu ‘Santíssimo Sacramento da Eucaristia’. Este é o único dia em que o Sacramento sai em procissão pelas ruas das cidades. 

Segundo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, a Eucaristia é “o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar o sacrifício da cruz no decorrer dos séculos até o seu regresso, confiando assim à sua Igreja o memorial da sua Morte e Ressurreição”.

Em Campo Grande, as atividades iniciam às 7 horas, com a montagem dos tapetes, de responsabilidade de todas as paróquias, por onde passará a procissão. Os tapetes são montados com desenhos artísticos com temática católica.

Às 9 horas, os sacerdotes da Igreja Católica levam o Santíssimo Sacramento a locais onde as pessoas estão privadas de terem contato com este, como hospitais e unidades prisionais. O arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, será responsável pela visita à Maternidade Cândido Mariano, no centro da cidade.

Por sua vez, a missa de Corpus Christi está programada para as 15 horas, na Praça do Rádio Clube. Segundo a Arquidiocese, são esperadas 35 mil pessoas para a missa e procissão.

Depois da Santa Missa, por volta das 17 horas, os presentes seguem em procissão pelas ruas da cidade, passando pela Avenida Afonso Pena, Rui Rui Barbosa e chegando à Avenida Fernando Corrêa. Neste local, estão previstos a benção final e a realização de shows evangelísticos.

Programação

  • 7h – Início da confecção dos tapetes pelas paróquias
  • 9h – Visita dos sacerdotes à hospitais e unidades prisionais
  • 15h – Santa Missa de Corpus Christi – Praça do Rádio Clube. Na sequência, saída da procissão, benção final e shows evangelísticos

Interdições nas ruas

O trecho da Avenida Fernando Corrêa da Costa, entre a Rua 14 de Julho e Avenida Calógeras, está interditado das 9 horas de quarta-feira (29), em virtude dos preparativos para as atividades previstas na celebração do Corpus Christi pela Arquidiocese de Campo Grande. 

A interdição deste trecho pela Agetran (Agência Municipal de Trânsito será realizada para que se monte o palco no trecho final da procissão de Corpus Christi, prevista para quinta-feira (30). O trânsito deve seguir impedido até as 4 horas de sexta-feira (31).

Na quinta-feira (30), serão interditadas também a Avenida Afonso Pena, entre a Rua Padre João Crippa e Rua 13 de Maio no sentido Bairro Amambai (menos os cruzamentos); e ainda a Rua 13 de Maio, entre Avenida Afonso Pena e Avenida Fernando Corrêa da Costa (menos os cruzamentos). Estas interdições devem ocorrer das 3 às 22 horas.