A (Agência Nacional de ) realiza Workshop da 1ª Chamada de Sandboxes Tarifários, nesta quarta-feira (21) em (DF), com objetivo de impulsionar o Programa de Desenvolvimento de Governança de Sandboxes Tarifários.

O evento contará com a presença da presidente do Conacen (Conselho Nacional de Consumidores de Elétrica) e Concen-MS (Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energisa MS) e outras autoridades do setor.

No evento serão apresentados projetos-pilotos atualmente em execução. “Nós esperamos resultados favoráveis na modalidade de pré-pagamento, que já vem sendo analisada, com exemplos positivos em países vizinhos, como na Colômbia. Hoje, pelo medidor existente, você não sabe quanta energia consome diariamente. No pré-pagamento o consumidor consegue se organizar melhor, controlar o consumo, sabe quanto está gastando e quando será preciso comprar mais energia. É um método semelhante ao da telefonia, que o brasileiro já está acostumado”, explica a presidente do Conacen, que afirma ainda que “acima de tudo, é importante que tenhamos resultados urgentemente para ofertar essas modalidades ao consumidor e ele poder escolher a melhor forma de pagar pela energia elétrica”. diz Rosimeire Costa, presidente do Concen-MS.

A programação do evento está dividida em dois períodos distintos. Pela manhã, das 9h às 13h, o público compreende as agências reguladoras estaduais, ouvidorias e órgãos de fiscalização. Já no período da tarde, das 14h às 18h, o foco será nos conselhos de consumidores e na sociedade civil organizada.

Entenda o que é sandbox tarifário

O conceito de sandbox tarifário se refere a ambientes controlados e limitados que permitem testar e experimentar mudanças nos sistemas de distribuição de energia elétrica, novas tecnologias, regulamentações e políticas ou modelos de negócio antes de sua implementação para o restante do mercado consumidor.

O evento acontece no auditório da ANEEL, com transmissões ao vivo disponíveis nos canais oficiais da Agência (youtube.com/aneel) e da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE) no YouTube.