Compressor odontológico queima e pacientes reclamam de reagendamentos em UBSF da Capital

Maioria dos procedimentos odontológicos depende de compressor

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UBSF Jardim Macaúbas, em Campo Grande (Foto: reprodução Maps)

Pacientes da UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Dra Soni Lydia Souza Wolf – localizada no Jardim das Macaúbas, em Campo Grande – reclamaram nesta quinta-feira (28) da falta do compressor odontológico, necessário para a realização da maioria dos procedimentos.

O compressor é o aparelho que distribui ar comprimido para que boa parte dos materiais, desde a cadeira odontológica, o micromotor, a caneta de rotação até o sugador, funcionem.

Segundo relatos, o equipamento está estragado há cerca de um mês e, por isso, pacientes estão sem receber a maioria dos principais atendimentos odontológicos.

“Vários pacientes estão sem atendimento e não somos só do Jardim Macaúbas, mas do posto de Los Angeles também, porque a unidade de lá está em reforma”, afirma um leitor que faz acompanhamento odontológico no local.

Questionada sobre a falta de compressor odontológico, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) afirma que o aparelho queimou após oscilações de energia elétrica na região e garante que os pacientes que fazem tratamentos que dependem de compressor são encaminhados para outras unidades.

Confira a nota na íntegra:

“A Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) esclarece que, devido a oscilações constantes de energia elétrica na região do Jardim das Macaúbas, o compressor utilizado para os atendimentos odontológicos na UBSF Dra. Sônia Lydia Souza Wolf sofreu danos e precisou ser enviado para conserto. A SESAU já solicitou à concessionária de energia elétrica uma resposta formal sobre a estabilização da rede para evitar problemas futuros.  

Enquanto o equipamento não retorna, os profissionais de odontologia seguem desempenhando todas as atividades possíveis sem o uso do compressor, como o acolhimento e escuta ativa dos pacientes;  avaliação de urgências odontológicas;  prescrição de medicamentos;  orientações e atividades coletivas;  realização de visitas domiciliares, quando necessário.  

Além disso, para garantir a continuidade do atendimento, os pacientes que necessitam de procedimentos específicos que dependam do compressor estão temporariamente sendo encaminhados para unidades de saúde próximas ou para unidades de pronto atendimento, assegurando que nenhuma demanda fique sem suporte.  

Reforçamos que a SESAU está comprometida em resolver a situação o mais breve possível e que todas as medidas estão sendo tomadas para minimizar os impactos à população. O compressor encontra-se em manutenção e estará de volta à unidade em breve, permitindo a retomada plena dos atendimentos odontológicos”, justifica.  

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