Como são os candidatos do Enem em MS? Confira o perfil dos participantes em 2024
Por exemplo, números de brancos e pardos são muito maiores do que outras raças/ cores
Fábio Oruê –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) acontece neste domingo (3) e vai mobilizar mais de 51,1 mil candidatos em Mato Grosso do Sul. O exame é a porta de entrada milhões de estudantes para o Ensino Superior, tanto público quanto privado.
Dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) mostram o perfil daqueles que tentam uma oportunidade de continuar os estudos e garantir um diploma para chamar de seu.
Mato Grosso do Sul tem 51.199 pessoas inscritas no exame em 2024 – um aumento de 7,8% em comparação ao ano passado. Do total, 30.808 inscritos são do gênero feminino, ou seja, 60,17% do total, enquanto 20.391 são homens – 39,83% dos candidatos.
Com a nota do Enem é possível concorrer a vagas em programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
Isentos do Enem
A maioria dos candidatos do Enem teve isenção nas inscrições por se enquadrarem nos critérios. Entretanto, o número de pagantes também não fica muito atrás, indicando que uma grande parcela dos participantes é de treineiros ou pessoas que já terminaram o ensino médio.
O número de inscrições gratuitas totalizou 52,46% (26.857) contra 47,54% (24.342) de pessoas que pagaram para fazer o exame. Os candidatos que estão concluindo o Ensino Médio, portanto tem isenção, são a maioria, somando 83,68% (20.321).
Conforme o edital, têm direito à gratuidade o estudante matriculado na 3ª série do ensino médio em escola pública; quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada; e tem renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com registro no CadÚnico.
Os estudantes que ainda não estão finalizando o ensino médio em 2024, mas que desejam fazer a prova como treineiros e têm o registro no CadÚnico, podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem, pois se encaixam no critério de renda.
Perfil dos estudantes
Sobre a situação dos candidatos no Ensino Médio, 20.530 responderam que já terminaram esta etapa e 19.785 estão concluindo o 3º ano. Entretanto, 369 afirma que não está cursando ou não terminou o Ensino Médio.
Já 10.515 candidatos alegaram que estão fazendo o Ensino Médio, mas não vão terminar em 2024. A maioria das pessoas que vão prestar o Enem tem 16 anos ou menos. Esse grupo soma 21.943. Já quem tem entre 17 e 20 anos totaliza 17.993.
A partir destas faixas etárias, o número de candidatos vai diminuindo. Por exemplo, quem tem entre 21 e 30 anos soma 6.829 participantes; dos 31 aos 59 são 4.345; e os idosos totalizam 89.
Brancos e pardos são maioria dos candidatos
A maioria dos candidatos do Enem são brancos, seguidos dos pardos. Entretanto, percebe-se uma grande diferença no terceiro maior grupo: o de negros. De 20 mil pardos, o ranking desce para apenas 3,8 mil pretos e apenas 1,5 mil indígenas.
Confira os números:
A cidade de Campo Grande tem o maior número de estudantes. São 27.312 estudantes, sendo 7.172 de escolas públicas. Depois, as cidades com maior número de inscritos é Dourados (6.506 estudantes), Três Lagoas (3.425), Corumbá (2.904) e Ponta Porã (2.532). Já as cidades com menor número de inscritos são Bodoquena, com 170 inscritos e Porto Murtinho, com 159 inscritos.
Chegue cedo
A principal dica para evitar virar meme na internet pelos virais ‘atrasados do Enem’ é chegar cedo. Os portões abrem às 11h e fecham às 12h (horários de Mato Grosso do Sul).
Pontualmente, o início da prova será às 12h30 e término às 18h. Há adicional de 1h para o término da prova aos últimos participantes e mais 1h para os participantes da videoprova em Libras.
Às 12h, começam os procedimentos de identificação realizados na sala de provas. A ida ao banheiro após esse horário requer nova identificação do participante para retorno à sala de provas.
Entretanto, os candidatos só podem deixar o local de prova a partir das 14h30 (horário de MS).
Confira o local da prova
O ideal é certificar-se, com antecedência, pelo endereço da Página do Participante, a confirmação de sua inscrição e do local onde realizará as provas.
Sendo assim, é ideal chegar ao local das provas indicado no Cartão de Confirmação de Inscrição e se atentar os horários. Apresentar-se no local de aplicação das provas com documento de identificação válido, sob pena de ser impedido de realizar o exame. Em seguida, ir até a porta da sala de provas até o fechamento dos portões para procedimentos de identificação.
O que cai no Enem 2024?
A avaliação do primeiro dia será composta por questões de múltipla escolha:
- 45 questões de linguagens – língua portuguesa, literatura e língua estrangeira (inglês ou espanhol, dependendo da escolha do candidato);
- 45 questões de ciências humanas – história, geografia, filosofia e sociologia;
- Redação.
Já no segundo dia, no dia 10 de novembro:
- 45 questões de matemática;
- 45 questões de ciências da natureza – física, química e biologia.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
Notícias mais lidas agora
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
- Convidado alterado perturba mulheres em festa de campanha da OAB-MS e caso vai parar na delegacia
- Frustrada com corte, cliente sai de salão revoltada e desabafa: ‘vão se arrepender’
- Motociclista morre após bater em poste na Avenida Duque de Caxias
Últimas Notícias
Andressa Urach é hospitalizada após ter relação com oito homens: “Muita dor”
Criadora de conteúdo adulto, Andressa Urach precisou de atendimento médico após realizar a gravação de uma cena com oito homens
Em Ponta Porã, Sonia Guajajara participa de lançamento do projeto MS Água para Todos
A parceria com a Itaipu Binacional prevê um investimento de aproximadamente R$ 100 milhões
Com itens a partir de R$ 2, Desapega CG une mais de 120 expositores no Aero Rancho neste sábado
Serão mais de 35 mil itens, entre roupas, calçados, livros e decoração
Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Frente fria e aquecimento diurno favorecem chuvas em todos os municípios
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.