Comissão mapeia área de conflitos em Dourados e estuda compra ou permuta de terrenos
Negociações podem envolver captação de recursos internacionais
Marcos Morandi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Entre as ações discutidas pela Frente Parlamentar em Defesa da Solução de Conflitos entre Indígenas e Proprietários de Terras do Município de Dourados, está o estudo para aquisição por meio de compra ou permuta de áreas que são alvos de disputas. Uma nova reunião está agendada para o dia 9 de abril.
A medida faz parte de um balanço do trabalho em relação ao primeiro trimestre apresentado pela comissão, que é presidida pelo vereador Rogério Yuri (PSDB) e também conta com a participação de Fábio Luís (Republicanos) e Marcio Pudim (PSDB).
De acordo com um relatório, foram realizadas discussões a respeito de ações práticas que possam solucionar as disputas entre indígenas e sitiantes da região. Uma dela é a negociação de áreas por meio de pagamento em dinheiro. A outra é permuta de terrenos com imóveis da União.
Além disso, também foi discutida a captação de fundos internacionais ou até mesmo da Itaipu. “Nesse sentido foi acordado a elaboração de um projeto para ser encaminhado às instituições de fomento e outras partes interessadas”, explica o presidente da Frente Parlamentar.
A comissão também atualizou laudos de avaliações dos imóveis nas propriedades localizadas nas áreas de conflito. No total, foram produzidos oito documentos, que incluem informações sobre localização, área, benfeitorias e valor venal. Nem todos os produtores forneceram as informações necessárias.
Nos próximos dias, serão feitos levantamentos no cartório das áreas próximas à Reserva Indígena, perícia topográfica, análise de certidões vintenárias, matrículas e georreferenciamento das aldeias Jaguapiru e Bororó.
Notícias mais lidas agora
- Morto em acidente entre caminhonete e carreta na MS-306 era gerente de fazendas
- Professor que chamou alunos de ‘pobres’ já teria assediado menina em troca de nota alta na prova
- VÍDEO: Motorista escapa de ser atingido por árvore em Campo Grande por 10 segundos
- Menina é levada para UPA e mãe descobre que criança foi estuprada em Campo Grande
Últimas Notícias
TCE-MS pede informações sobre inscrições de servidores da prefeitura em seminário
Senacop 2024, realizado em Campo Grande, visa a qualificar pessoal sobre mudanças em licitações públicas. Tribunal quer informações como a relação de inscritos no evento
Ação comunitária no Itamaracá terá plantio de mudas e atendimento jurídico no sábado
Esta é a segunda edição da Ação Cidadania ECOmunitária com oferta de serviços gratuitos à população
Mecânico que matou jovem nas Moreninhas abandona plenário, mas é condenado a 19 anos de prisão
Victor Hugo Lima Brandão disse que iria acompanhar todo o julgamento por videoconferência, mas abandonou o plenário ao fim de seu interrogatório
Após 30 anos, homem que matou companheira em motel de Paranaíba é preso em MG
O inquérito policial aponta que o crime ocorreu em setembro de 1994
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.