Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com tempo desértico em MS, baixa umidade do ar causa desconforto e prejudica saúde dos olhos

Aquela sensação de incômodo, coceira e vermelhidão pode ter relação com o tempo seco
Karina Campos -
colírio
Olhos vermelhos e irritação podem ser reflexo do tempo seco (Ilustrativa, Freepik)

Moradores de Mato Grosso enfrentam nos últimos dias a umidade do ar em índice crítico, de 10 a 30%. Entre os sintomas do corpo mais comuns com essa condição meteorológica estão ressecamento da pele e desconforto na respiração. Contudo, a saúde dos olhos também é ameaçada e requer cuidados essenciais.

Conhecida como “síndrome do olho seco”, a situação acontece quando o olho não produz lágrimas suficientes ou quando a lágrima evapora rapidamente diante do tempo desértico. Consequentemente, uma série de sintomas e efeitos oculares são desencadeados, como a irritação, vermelhidão e ardência.

O oftalmologista e especialista em glaucoma, Arthur Fernandes Resende, explica que esses efeitos geram aquela sensação de “areia nos olhos”, sensibilidade à luz e até a visão embaçada. Ele desmistifica que o lacrimejamento significa que o olho está hidratado.

“Pode parecer contraditório, mas o olho seco pode, algumas vezes, ter lacrimejamento. Qual que é o problema? A lágrima não está no ponto onde a gente verifica, ela está sendo escoada, está saindo do olho ao invés de ficar hidratando, ela está escorrendo e ir embora. Isso acaba gerando um reflexo no nosso corpo, gerar mais lágrima e a gente acaba escorrendo. O olho seco pode levar ao cansaço, à fadiga muscular ou à fadiga ocular, a pessoa fica cansada de ler, fica cansada de fazer alguma atividade de leitura, justamente porque o olho seco está atrapalhando”, descreve.

Condição mais severa

O cuidado para os usuários de lente de contato deve ser reforçado. Resende destaca que a condição meteorológica pode agravar ao extremo da inflamação ocular, o que causa danos e machucados. Assim, uma consulta com um médico oftalmologista é imprescindível.

“O olho seco tem diversas características, desde o estágio mais leve ao mais severo. Além da umidade, tem doenças que podem causar o olho seco, como doenças reumatológicas. Por exemplo, pessoas que oram submetidas à cirurgia oftalmológica recentemente, também sofrem mais com o olho seco”.

Idosos também podem ter o problema refletido na saúde dos olhos, além de crianças com alergias ou doenças respiratórias.

Cuide-se

O médico indica algumas maneiras de amenizar o desconforto, além do uso de colírio lubrificante, cuidados com o ambiente podem ajudar:

  • Sempre procure um médico oftalmologista em casos de incômodo constante;
  • Beba água;
  • Umidifique o ambiente;
  • Não tem umidificador de ar? Improvise com toalhas molhadas ou baldes de água.

Soro fisiológico e água boricada nos olhos não

A automedicação é um risco e quando se trata dos olhos os cuidados devem ser reforçados. Na dúvida, não aplique nada nos olhos e procure um médico.

O Dr. Arthur alerta que não devemos aplicar soro fisiológico e água boricada nos olhos, pois esses produtos podem agravar a saúde ocular.

“Tanto a água boricada quanto o soro fisiológico, não são ideais para a hidratação dos olhos. A lágrima é um líquido muito complexo com diversas moléculas de diferentes atônicas. Então, o ideal para que você consiga controlar o olho seco é realmente usando colírios lubrificantes, que existem diversos tipos, marcas e formas diferentes nas farmácias. Sendo que as mais comuns são a carmelose sódica e o hialuronato de sódio”, finaliza.

Tempo desértico persiste

O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que a baixa umidade do ar acontece por um sistema de alta pressão. Contudo, o dia será de sol e variação de nebulosidade.

Portanto, a umidade relativa do ar estará em índice preocupante de 10 a 30%. Portanto, é fundamental manter-se bem hidratado e umidificar os ambientes para evitar desconfortos relacionados ao tempo seco.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime