Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com surto de Síndrome Respiratória em Campo Grande, Sesau suspende concessão de licença aos servidores

Entre janeiro e abril de 2024, Campo Grande registrou 1.033 casos de SRAG
Lethycia Anjos -
pediatrico
Unidades de Pronto Atendimento estão superlotadas (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Em meio ao surto de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) em , a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) determinou a suspensão da concessão de licenças não remuneradas para fins particulares aos servidores. Conforme a resolução publicada no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), a medida segue em vigor até o final de julho.

Conforme estabelecido na CLT, o direito à licença não remunerada está descrito no Art. 476 e 476-A e autoriza a solicitação de ausência do colaborador, sem que haja necessidade de desligamento.

Em 30 de abril, a Prefeitura Municipal de Campo Grande decretou situação de emergência em Saúde Pública devido ao surto. Assim, o período de suspensão das licenças segue o decreto que tem validade de 90 dias.

A resolução, assinada pela secretária de saúde Rosana Leite, considerou a necessidade de abrir novos leitos pediátricos e estabelecer um Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública para tratar a SRAG de etiologia viral.

Para melhorar a situação, a Sesau estuda implantar um Pronto Atendimento Infantil em Campo Grande. Como noticiado pelo Jornal Midiamax nas últimas semanas, as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde) ficaram lotados de mães, pais e responsáveis procurando atendimento para as crianças. Desde o surto de doenças respiratórias no ano passado, o projeto é discutido internamente.

Surto de Síndrome Respiratória

Upa pediatra criança
Atendimento de crianças em UPAs (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Entre janeiro e abril de 2024, Campo Grande registrou 1.033 casos de SRAG, levando a prefeitura a declarar emergência em saúde. Do total de casos de doenças respiratórias registradas este ano, 51% afetaram crianças de zero a 9 anos.

Segundo a Sesau, os casos começaram a aumentar em abril, enquanto em 2023 a gravidade dos casos se manifestou a partir de março. Os vírus causadores da SRAG também variam; em 2023, houve um surto do vírus sincicial respiratório, enquanto este ano o sequenciamento mostra rinovírus e influenza.

É importante lembrar que no ano anterior, Mato Grosso do Sul enfrentou uma crise grave de síndromes respiratórias, especialmente em bebês. Nos quatro primeiros meses de 2023, a Capital registrou 1.346 casos de SRAG e 128 mortes, sendo 15 em crianças de até 9 anos.

Neste ano, Campo Grande acumula 68 mortes devido à SRAG, sendo três em crianças até 9 anos e 42 em idosos com mais de 60 anos, conforme os dados do painel de monitoramento da Sesau.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Zelensky propõe novo encontro sobre cessar-fogo e troca de presos com Rússia

Motorista é preso após acidente com quatro carros no Coophavila

Mirassol atropela o Santos em noite pouco inspirada de Neymar e falhas críticas de marcação

Terminam na segunda inscrições para cursinho pré-vestibular da UFMS

Notícias mais lidas agora

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Sob vaias, Vasco fica no empate com o Grêmio no Rio e vê pressão aumentar no Brasileirão

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista morre em acidente na Avenida Ceará, em Campo Grande

Bombeiros, Samu e polícia estiveram no local

Loterias

Mega-Sena acumula, mas 60 sul-mato-grossenses acertam quadra

Próximo sorteio será de R$ 33 milhões

Esportes

Ginástica rítmica: Brasil leva ouro inédito na Copa do Mundo, em Milão

Conjunto foi o melhor na disputa geral, com soma de notas em 2 séries

Emprego e Concurso

Abertas inscrições para seleção de administrativos da educação em Corumbá

Vagas são temporárias