Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com surto de Síndrome Respiratória em Campo Grande, Sesau suspende concessão de licença aos servidores

Entre janeiro e abril de 2024, Campo Grande registrou 1.033 casos de SRAG
Lethycia Anjos -
pediatrico
Unidades de Pronto Atendimento estão superlotadas (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Em meio ao surto de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) em , a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) determinou a suspensão da concessão de licenças não remuneradas para fins particulares aos servidores. Conforme a resolução publicada no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), a medida segue em vigor até o final de julho.

Conforme estabelecido na CLT, o direito à licença não remunerada está descrito no Art. 476 e 476-A e autoriza a solicitação de ausência do colaborador, sem que haja necessidade de desligamento.

Em 30 de abril, a Prefeitura Municipal de Campo Grande decretou situação de emergência em Saúde Pública devido ao surto. Assim, o período de suspensão das licenças segue o decreto que tem validade de 90 dias.

A resolução, assinada pela secretária de saúde Rosana Leite, considerou a necessidade de abrir novos leitos pediátricos e estabelecer um Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública para tratar a SRAG de etiologia viral.

Para melhorar a situação, a Sesau estuda implantar um Pronto Atendimento Infantil em Campo Grande. Como noticiado pelo Jornal Midiamax nas últimas semanas, as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde) ficaram lotados de mães, pais e responsáveis procurando atendimento para as crianças. Desde o surto de doenças respiratórias no ano passado, o projeto é discutido internamente.

Surto de Síndrome Respiratória

Upa pediatra criança
Atendimento de crianças em UPAs (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Entre janeiro e abril de 2024, Campo Grande registrou 1.033 casos de SRAG, levando a prefeitura a declarar emergência em saúde. Do total de casos de doenças respiratórias registradas este ano, 51% afetaram crianças de zero a 9 anos.

Segundo a Sesau, os casos começaram a aumentar em abril, enquanto em 2023 a gravidade dos casos se manifestou a partir de março. Os vírus causadores da SRAG também variam; em 2023, houve um surto do vírus sincicial respiratório, enquanto este ano o sequenciamento mostra rinovírus e influenza.

É importante lembrar que no ano anterior, Mato Grosso do Sul enfrentou uma crise grave de síndromes respiratórias, especialmente em bebês. Nos quatro primeiros meses de 2023, a Capital registrou 1.346 casos de SRAG e 128 mortes, sendo 15 em crianças de até 9 anos.

Neste ano, Campo Grande acumula 68 mortes devido à SRAG, sendo três em crianças até 9 anos e 42 em idosos com mais de 60 anos, conforme os dados do painel de monitoramento da Sesau.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados