Com registro raro, filhote de gato-palheiro melânico é resgatado de incêndio no Pantanal

Animais foram resgatados na região do Pantanal de Miranda

Osvaldo Sato – 27/08/2024 – 14:40

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Variação genética do gato-palheiro melânico é o mesmo da onça-preta (Foto: Reproduação, Gretap-MS)

Na última sexta-feira (23) a Polícia Militar Ambiental de Miranda efetuou o resgate de dois filhotes de gato-palheiro, encontrados pelo Corpo de Bombeiros em meio ao combate a um incêndio na região.

O Gretap-MS (Grupo de Resgate Técnico de Animais do Estado de Mato Grosso do Sul) então acionou a PMA.

Com isso, os militares encaminharam os animais ao CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), para iniciarem o processo de recuperação.

Registro raro

Segundo Henrique Villas-Boas Concone, do Projeto Jaguatiricas, algo que surpreende neste registro é que um dos filhotes é um gato-palheiro melânico.

“Isso chamou bastante nossa atenção, pois essa é uma espécie rara, muito ameaçada, onde não sabemos exatamente o que aconteceu com a mãe, mas que o resgate dos filhotes foi muito importante”, disse Henrique.

Esta é uma variação rara do gato-palheiro melânico (Leopardus braccatus). Os animais foram encontrados em Miranda, também área de atuação do Projeto Jaguatiricas, e tem diversos registros da espécie, mas nunca de um indivíduo melânico.

“Torcemos para que os filhotes fiquem bem e consigam ser reabilitados para soltura futura”, diz a nota.

O gato-palheiro melânico é da espécie Leopardus braccatus e ocasionado por uma variação genética. Animais com essa condição são muito raros na natureza.

Confira o vídeo:

Conteúdos relacionados

barragem defesa civil
semáforo
jazigo cemitérios