Ponto de encontro entre campo-grandenses, a Lagoa Itatiaia, no bairro Tiradentes, ganhará uma nova cara após anos de abandono. Orçada em R$ 1,2 milhão, a obra de revitalização foi iniciada nesta segunda-feira (4), pela Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) e deve ser concluída em até 240 dias.

O projeto prevê a construção de um palco em alvenaria, mirante, passarela colorida em formato de peixe, passeios no entorno da lagoa, redário e estação de ginástica.

Marcelo Miglioli, titular da Sisep, destaca que as obras visam dar vida e melhorar o aspecto da lagoa, que, segundo ele, é um dos pontos de convivência mais importantes da cidade.

“A Lagoa é um lugar emblemático de Campo Grande, espero que a gente possa tocar as obras com tranquilidade”, disse.

Obras Lagoa
Revitalização da Lagoa Itatiaia (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Conforme o secretário, também está inclusa uma fonte interativa com 16 jatos d’água e playground para as crianças. No entorno da Lagoa, serão construídos três decks sobre as matas, permitindo aproximação do espelho d’água sem prejudicar a vegetação – um deles foi projetado para as competições aquáticas dos Jogos Radicais Urbanos.

Além disso, o Município pretende calçar com piso intertravado área de 62 mil metros quadrados de trilhas, que darão acesso à academia da melhor idade e pista de caminhada de 1,36 mil metros. O projeto inclui ainda a melhoria na iluminação, banheiros, sala de administração e bancos rústicos de eucalipto.

Após desistência, nova empresa é contratada

Obras da lagoa
Obras iniciaram nesta segunda-feira (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Em outubro de 2023, a prefeitura de Campo Grande publicou um novo contrato firmado com a empresa MRL Comércio de Materiais Elétricos e Serviços EIRELI – ME para a revitalização da Lagoa Itatiaia.

Essa é a segunda vez que a prefeitura de Campo Grande tenta contratar empresa para tocar a obra que promete dar outra cara para a lagoa. Em agosto do ano passado, o município firmou contrato com outra empresa, a Flavio Macedo & Cia LTDA, mas a selecionada na licitação desistiu e o processo foi reiniciado.

Pavimentação promete dar fim aos alagamentos

Lagoa alagamento
Alagamento em dias de chuva (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Além da revitalização da Lagoa, a Sisep anunciou que todas as ruas no entorno do local serão pavimentadas. O projeto está em fase de licitação, mas deve custar R$ 7 milhões. A obra promete dar fim aos alagamentos na região.

No início do ano passado, o Jornal Midiamax noticiou que após uma chuva, a Lagoa transbordou e alagou casas no Jardim Itatiaia.

Na época, uma moradora enviou vídeos da Rua Manoel Olegário da Silva, totalmente alagada. “A solução para isso é o escoamento de água. Têm que instalar rede de esgoto, limpar a área que está abandonada, cheio de mato”, disse.

Sobre os problemas de alagamento, Marcelo Miglioli ressalta que o local já recebeu a instalação da rede de esgoto e a primeira etapa de licitação deve ter andamento nos próximos dez dias.

Mato alto no entorno da Lagoa (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Na manhã desta segunda-feira (4), equipes da Sisep estiveram no local para iniciar a instalação de tapumes ao redor da lagoa, bem como a manutenção de calçadas.

Apesar do início das obras, os problemas ainda são visíveis na região, como enxurrada nas ruas laterais a lagoa, mato alto, lixo e acúmulo de água, em período de alta nos casos de dengue.

Confira as ruas que serão pavimentadas:

  • Rua Assef Buainain
  • Rua Erci Cunha Martins
  • Rua Ayd Saravy de Souza
  • Rua Norberto Ribeiro de Souza
  • Rua Aury Vasconcelos
  • Rua Braúlio de Souza
  • Rua Manoel Olegário da Silva
  • Rua Sebastião dos Santos

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.