Faltam menos de 15 dias para o fim do prazo para os processos abertos durante a pandemia, na categoria de primeira habilitação. Alunos reclamam da falta de vagas abertas para exames práticos do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul). O prazo prorrogado vence no dia 31 de dezembro.
Segundo alunos, o sistema de agendamento do Detran oferta vagas limitadas, por exemplo, na próxima terça-feira (17) há 50 vagas para exames práticos da categoria B.
“Falaram que tem mais de sete mil processos prorrogados, mas tiraram todas as vagas. Deixaram 100 vagas para sete mil alunos”, diz uma aluna, que preferiu anonimato.
Outra diz que há 67 autoescolas em Campo Grande, logo, as 50 vagas diárias não são suficientes para atender a demanda. “Fiz 18 aulas e não vou conseguir fazer meu processo”, lamenta.
A decisão do Contran, com portaria assinada pelo Ministério dos Transportes, prorrogava o prazo para emissão da primeira CNH para 2024, pois as provas haviam sido suspensas durante as restrições da pandemia de covid-19, em 2020.
Exames sábados e feriados
Em nota, o Detran relata que tem o dever de abrir as vagas e, neste caso específico dos processos de habilitação iniciados entre 2019 a 2023, prorrogados pelo Contran, ampliar a oferta, como aconteceu em anos anteriores.
A pasta destaca que não tem responsabilidade sobre os agendamentos dos exames com os alunos, essa atribuição é exclusiva dos CFCs (Centros de Formação de Condutores).
“Sobre as medidas deste ano de 2024, desde março o DETRAN tem feito alertas por meio de matérias jornalistas. Além disso, tem enviado e-mails aos alunos que estavam com processo de habilitação em andamento, solicitando que se programasse com antecedência, não deixando para concluir na proximidade do prazo final. Infelizmente, por mais que tenham sido adotadas medidas visando evitar o acúmulo de demanda, muitas pessoas deixaram para última hora, o que causa uma maior procura pelos agendamentos nesta está final”.
O departamento ressalta que em Campo Grande as vagas para exames são liberadas semanalmente, sendo disponibilizadas de 850 a 1,5 mil vagas de exames práticos, conforme equipe disponível. Além disso, foram realizados exames aos sábados e feriados. Nos sábados de dezembro continuarão sendo aplicados exames aos sábados.
“As vagas estão sendo disponibilizadas na capacidade máxima de atendimento das equipes. Além de Campo Grande, o exame prático é realizado em mais de 74 municípios do interior, sendo aplicados em média 10,5 mil exames por mês no Estado”.