Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com palestra e oficina de vídeos, quarta edição de evento promove capacitação em jornalismo científico

Evento é aberto a professores, estudantes universitários, pesquisadores e profissionais da comunicação
Osvaldo Sato -
(Foto: Leandro Benites/Arquivo)

Será realizado nesta quarta-feira (14) a quarta edição do curso Comunica Cientista do projeto MS +Ciência, no Anfiteatro da UEMS, em . O evento terá início às 17 horas.

A programação está dividida em dois momentos principais: o primeiro é uma oficina de produção de vídeos curtos. Nessa oficina, os participantes aprenderão técnicas de filmagem e edição, além de receberem recomendações sobre softwares e equipamentos gratuitos.

Depois, o jornalista de , Theo Ruprecht, conhecido pelo podcast Ciência Suja, ministrará uma palestra destacando a importância da criticidade na divulgação científica. Ruprecht, com experiência na cobertura de temas de saúde e ciência, explicará como a cobertura científica pode e deve incorporar a criticidade característica do jornalismo.

“Será um momento de poder contar, de poder falar como a gente fez, o que a gente trouxe para o debate e como é uma produção de conteúdo crítica, como a gente pode fazer esse negócio funcionar”, afirma Ruprecht.

Podem participar, de forma gratuita, professores, estudantes universitários, pesquisadores, jornalistas e profissionais da comunicação. As inscrições para o Comunica Cientista podem ser realizadas em https://bit.ly/comunicacientista.

Qualificação da cobertura jornalística

André Mazini, coordenador do projeto MS +Ciência, ressalta a relevância de qualificar a cobertura jornalística para que os profissionais estejam mais preparados para traduzir pesquisas científicas ao cotidiano das pessoas.

“Falar sobre uma pesquisa nem sempre é fácil, mas todas as pesquisas têm um resultado social que dá notícia. E essa notícia aproxima a população da ciência, torna o pesquisador conhecido e, por consequência, populariza o conhecimento”, explica Mazini.

Valter Gonçalves Filho, presidente do Sindjor-MS, destaca a importância da participação de jornalistas e estudantes de jornalismo no curso. “No momento que a gente vive é mais do que necessário entender a ciência para poder explicar, comunicar e divulgar melhor. Portanto, jornalistas e estudantes de jornalismo, se inscrevam e participem. É muito importante”, afirma.

A doutora em comunicação e linguagens, professora Laura Seligman, do curso de jornalismo da UFMS, reforça que aprender sobre divulgação científica amplia a visão dos profissionais sobre sua prática. “Muitos não têm consciência de que se trata primeiramente de um dever – devolver à sociedade uma parte do conhecimento produzido em universidades, institutos de pesquisa ou laboratórios. Somos especialistas em comunicar, mas entrevistamos especialistas nas mais diversas áreas. Então, o cuidado com as palavras é muito importante para a preservação da informação e das fontes”, explica Seligman.

O evento é realizado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), por meio do MS +Ciência, que é uma colaboração entre a fundação e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), com o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Mato Grosso do Sul (Sindjor-MS) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justiça vai tentar acordo sobre construção em área que moradores querem posto de saúde

vander iof

‘Independente e tem autonomia’, avalia Vander Loubet sobre voto divergente de Fux no STF

Nelson Cintra (Henrique Arakaki

Nelson Cintra é multado pelo TCE-MS por irregularidades em transporte escolar

China busca relações saudáveis com EUA e esquiva-se de comentar tema das compras de petróleo

Notícias mais lidas agora

Bebê

Laudo aponta que bebê morreu asfixiada ao ser estuprada pelo pai em MS

icone da mpb ms ao vivo parque das nações palco

Vai lotar? Próxima atração do MS ao Vivo promete agradar amantes da MPB

Fux diverge de Moraes e vota contra medidas cautelares a Bolsonaro

tromper vanda camilo licitações

Chega ao STJ pedido para revogar tornozeleira de ex-chefe de licitações alvo de três esquemas de corrupção

Últimas Notícias

Cotidiano

Conferência Municipal de Políticas para Mulheres acontece nesta quinta-feira em Campo Grande

Interessadas em acompanhar os debates devem fazer a inscrição no evento gratuitamente

Mundo

VÍDEO: Pessoas são arrastadas durante passagem de tufão na China

Após chegar na costeira, o Tufão Whipa enfraqueceu e se tornou uma tempestade severa

Emprego e Concurso

Concurso do TCE-MS: definido membro para comissão de concurso com salário até R$ 41,8 mil

Inscrições começam nesta quarta-feira (23)

Sem Categoria

Corumbá terá Dia D da vacinação contra o sarampo neste sábado

A ação será realizada em sete unidades da ESF, além de um drive-thru do ginásio poliesportivo