Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com o dobro de atendimentos do país, Campo Grande tem déficit de ambulâncias

Das 16 viaturas da Capital, 7 estão em manutenção e 15 já deveriam ser trocadas. Coordenação aguarda locação de 10 unidades
Lucas Caxito -
Ambulância do Samu. (Reprodução, PMCG)

enfrenta déficit de 5 ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e aguarda o processo de locação de 10 novas viaturas, atualmente, segundo revelou o coordenador do serviço, Ricardo Rapassi.

A informação emergiu durante audiência pública realizada na última quinta-feira (29) na Câmara Municipal. Na ocasião, a demora no atendimento realizado pelo Samu em Campo Grande foi um dos principais assuntos discutidos.

O encontro foi proposto pela Comissão Permanente de Saúde da Casa de Leis para que a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) realizasse esclarecimentos sobre os atendimentos à população e prestação de contas referente ao 3º quadrimestre do exercício financeiro de 2023.

“Já estamos atuando para repor esses medicamentos e 60 deles estão em fase de finalização da entrega, entre eles dipirona e antibióticos, que podem ser entregues em até 15 dias. E nós calculamos que nos próximos 30 dias nós tenhamos praticamente 90% de toda a rede de medicamentos com processo licitatório de compras vigentes”, afirmou o superintendente.

Rapassi ressaltou o déficit de 5 ambulâncias e pontuou, também, que o serviço aguarda o processo de locação de 10 novas viaturas.

“Hoje em Campo Grande nós contamos com 16 veículos tipo furgão. Mas, destas, apenas 9 estão em funcionamento nas ruas e as outras 7 estão em manutenção. Da nossa frota atual, apenas uma é ano 2020 e está no último ano de vida útil dela. Todas as outras são anos 2018 e 2019, que, por critério do próprio Ministério da Saúde, já deveriam ter sido trocadas, pois ele prevê a troca dos veículos a cada cinco anos”, disse.

Número de ocorrências acima da média nacional

Ainda segundo Ricardo, a maioria das ambulâncias tem uma média de 350 a 400 mil quilômetros rodados, o que representa uma quilometragem excessiva. O número alto está diretamente relacionado ao alto número de ocorrências na Capital – segundo o coordenador, é o que provoca demora no atendimento das ocorrências.

“O nosso Samu atende o dobro da média nacional. Se compararmos com Goiânia, eles fazem 14 atendimentos por 100 mil habitantes e em , são 23 atendimentos por 100 mil. Em Campo Grande, nós fazemos em torno de 50 atendimentos por 100 mil. Apesar de estarmos dentro do dimensionamento que o Ministério indica por população, o quantitativo de ocorrências nosso é muito elevado”, enfatizou.

“O Samu é um reflexo da cidade, quando falta educação no trânsito, quando falta segurança pública e questões de crimes contra a vida, sobrecarrega todo o Samu. O Samu daqui roda demais, por isso a gente tem o desgaste dessas ambulâncias”, complementou o coordenador.

Solicitação de novas bases

Além do pedido de 10 novas ambulâncias, Ricardo falou ainda que a prefeitura solicitou ao Ministério da Saúde 6 novas bases para completar as 14 já existentes na Capital.

“Nós somos habilitados e qualificados para 14 bases, sendo 4 de suporte avançado e 10 de suporte básico. Hoje nós rodamos com 3 de suporte avançado e 6 de suporte básico. Como falei, a nossa média de atendimento é muito alta, e a gente espera receber mais ambulâncias para termos um ganho em tempo resposta no atendimento as vítimas”.

O pregão para locação das 10 novas viaturas está previsto para ser realizado no dia 28 de março. Após o leilão, o prazo é de cerca de 90 dias para os veículos chegarem.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

operário série D

Operário empata com Uberlândia em casa e se complica na Série D

Prestes a embarcar para SP, boliviana é presa com 30 quilos de skunk em rodoviária de Campo Grande

Nelsinho Trad Donald Trump

Nelsinho convoca reunião extraordinária para discutir ‘tarifaço’ de Trump

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

inocencia

Empresa abre vagas para obras e ‘construção pesada’ em Inocência

Últimas Notícias

Polícia

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

Polícia Militar levou grupo para delegacia após invasão da área

Cotidiano

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

Moradores puderam emitir documentos, ter acesso a consultas médicas e exames preventivos

Trânsito

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

Duas crianças e um adolescente, além de três adultos ficaram feridos após colisão entre carreta e picape

Brasil

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Artista e professor morreu aos 88 anos, vítima de um câncer