Com militares de MS, FAB já resgatou 2,1 mil pessoas ilhadas no Rio Grande do Sul

Equipes utilizam 17 aeronaves na operação humanitária

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
resgate
Resgate de famílias (Divulgação, FAB)

Militares da FAB (Força Aérea Brasileira) já resgataram 2.167 pessoas ilhadas em cidades inundadas do Rio Grande do Sul, conforme a atualização da noite de quinta-feira (9). O trabalho humanitário envolve uma equipe de Mato Grosso do Sul.

Ao todo, 2.346 militares estão empenhados nos resgates. São 17 aeronaves na operação C-95 Bandeirante, KC-390 Millennium, KC-30, C-98 Caravan, SC-105 Amazonas, C-105 Amazonas, H-60L Black Hawk e H-36 Caracal.

Também foram socorridos 232 pets, houve ainda o atendimento médico de 53 moradores, doação de 108 toneladas de donativos e 395 toneladas de material de apoio.

Segundo a FAB, nos próximos dias, a equipe do Comando Conjunto Ativado para a Operação Taquari 2 vai realizar o lançamento de donativos e materiais essenciais, por via aérea, nos locais mais atingidos pelas enchentes. “As missões buscam trazer mais agilidade no atendimento à população isolada, uma vez que muitas estradas encontram-se obstruídas”.

donativo
Primeira carga foi embarcada na Base Aérea de Canoas (Divulgação, FAB)

Na quinta-feira, coordenado pelo Comae (Comando de Operações Aeroespaciais), foi realizado o primeiro lançamento a partir da aeronave C-105 Amazonas do Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAV) – Esquadrão Onça, que é sediado na BACG (Base Aérea de Campo Grande) e foi deslocado para operar a partir da BASM (Base Aérea de Santa Maria). Essa primeira carga, embarcada na Base Aérea de Canoas e lançada pela FAB na região de São Jerônimo, continha cerca de 2,4 toneladas de fardos de água e cestas básicas.

Conteúdos relacionados