Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com maior turma da história, Mato Grosso do Sul forma 479 soldados da Polícia Militar

A turma de soldados é a primeira com ensino superior e a com maior número de mulheres participantes até hoje
Liana Feitosa, Thalya Godoy -
37ª turma da PMMS (Foto: Thalya Godoy, Midiamax).

Nesta quarta-feira (18), formaram-se 479 novos soldados da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul). Segundo a polícia, apesar de ser o  37° curso de formação, essa é a primeira turma de soldados com ensino superior, e a turma com maior número de mulheres participantes até hoje.

Sendo a primeira turma formada pelo Cefap (Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças da Polícia Militar) depois da pandemia, desde o dia 15 de janeiro deste ano os soldados receberam instruções teóricas e práticas sobre atividades policiais militares. 

Eles também foram habilitados com o curso de Agente de Fiscalização de Trânsito e do Promuse (Programa Mulher Segura). 

Orgulho de se tornar policial

A oradora da turma, soldado Patrícia Dapper Freitas, falou sobre a importância do apoio da família e o orgulho de se formar como policial militar.

“Polícia corre em direção ao perigo quando todos fogem dele, e polícia cai atirando e levanta trocando o carregador”, disse em seu discurso.

“Após convivermos diariamente nos últimos meses com os policiais da nossa gloriosa afirmo que não são as armas ou as viaturas da PMMS que a destacam. O que destaca a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, tornando-a uma das melhores polícias do Brasil, é a sua tropa forjada ou não nas trincheiras do Cepaf, mas carregando em ti a força indomável do Pantanal e a resiliência da fronteira”, declarou. 

Ela finalizou sua fala enaltecendo o apoio de familiares e amigos. 

“Aos familiares que nos ajudaram a levantar quando caímos, muito obrigada. Aos que com amor zelaram dos nossos lares e dos nossos filhos enquanto estivemos fora, aos que prepararam as nossas marmitas, passaram as nossas roupas, aos que nos ajudaram a suportar a dor da forja, seja com palavras, gestos ou que mesmo a distância foram o nosso alicerce e nossa motivação: muito obrigada. Sem a compreensão e o auxílio dos senhores isso não seria possível”, finalizou.

Homenageado

Governador Eduardo Riedel e autoridades condecoram alunos de destaque da turma (Foto: Thalya Godoy, Midiamax).

O governador do Estado, Eduardo Riedel, foi homenageado pelos formandos, dando nome à turma. Na solenidade, ele destacou que os militares “serão guardiões da confiança que a sociedade sul-mato-grossense deposita na Polícia Militar”. 

“Os senhores e senhoras serão guardiões de um sentimento que permite com que sociedade possa avançar de maneira civilizada. Essa é a dimensão da responsabilidade de vocês”, afirmou.

“E a minha (responsabilidade) talvez maior ainda em ser escolhido como nome dessa trigésima sétima turma pela responsabilidade que eu terei que carregar com o nome da maior turma já formada na Polícia Militar do estado de Mato Grosso do Sul, e nome da primeira turma formada com pessoas com curso superior numa nova modelagem”, destacou Riedel.

Sonho da família toda

Jefferson Bors, de 28 anos, é um dos policiais formados nesta turma. Ao Midiamax ele contou que ficou cerca de um ano e meio. “Sempre foi meu sonho ingressar na Polícia Militar e hoje estou muito feliz de ingressar nesse sonho, de estar almejando aqui junto com meus colegas de pelotão. É um dia de realização para mim e para toda a minha família”, compartilhou. 

A esposa dele, Patrícia Tavares, contou que foi um período de dedicação ao sonho do marido. “Foi muito desafiador. Eu sempre brinquei que a esposa do concurseiro, a esposa do policial, tinha que ganhar um salário, né? Porque a gente luta tanto quanto eles, e se a gente não tem uma base familiar e uma base principalmente de Deus, isso não acontece”, detalhou.

“A gente, graças a Deus, tem uma estrutura familiar muito, muito boa. E tanto eu quanto esposa, quanto a nossa família, todo mundo sonhou isso junto. E foi por conta disso que isso aqui foi possível”, finalizou Patrícia.

Grade curricular

Na grade curricular constam disciplinas como Direitos Humanos, Direito Constitucional e Administrativo, Direito Penal, Defesa Pessoal, Atendimento Pré-Hospitalar, Psicologia e Saúde Mental, Educação Física e Policiamento de Choque.

A carga horária total foi de 2.192 horas-aula, com estágios operacionais realizados em várias unidades da Capital e do interior. No curso, se destacaram três alunos: 

• 3º Lugar – Soldado Rodrigo Monteiro Gomes de Moura;

• 2º Lugar – Soldado Afonso Henrique Rocha Perrupato;

• 1º Lugar – Soldado Jean Fernando Vernaschi Lemes.

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Operação contra Comando Vermelho tem ação em MS e ‘Dama do Crime’ acaba presa

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

Últimas Notícias

Leandro Mazzini - Coluna Esplanada

Em 2017, o ICL entrou na mira do Tribunal de Contas da União pelo uso de R$ 150 milhões

A dúvida é: quem paga essa conta cara hoje?

Bastidores

[ BASTIDORES ] Agenda interna? ‘Visita surpresa’ chama atenção

Governador passou em comércios no centro de Campo Grande na terça-feira (15)

Sérgio Cruz - O dia na história

1797 – Fundação de Miranda

Governador Caetano Pinto de Miranda mandou fundar, em 16 de julho de 1897, o presídio Nossa Senhora de Carmo do Emboteteu

Polícia

Homem é sequestrado e mantido em cárcere e dois acabam presos em Campo Grande

Homem disse aos policiais que foi obrigado a fornecer as senhas de seus cartões