Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com incêndios diários, Campo Grande alcança 614 ocorrências registradas pelos Bombeiros

Nos últimos dias, incêndios simultâneos e em áreas diferentes mobilizam as equipes
Karina Campos, Thatiana Melo -
fumaça
Fumaça persiste na Avenida Ernesto Geisel (Alicce Rodrigues, Midiamax)

Apenas na manhã desta quinta-feira (25), imagens espaciais de satélite da Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) indicavam oito focos de calor em , sendo dois em um extenso espaço. A falta de chuvas e temperaturas acima da média favorecem o aumento de ocorrências de incêndios florestais, somando 614 registros de janeiro a julho deste ano.

O balanço do Corpo de Bombeiros divulgado nesta quinta-feira mostra que o mês soma 105, com chances de superar junho, com 118 ocorrências, o maior pico do ano.

Apesar de preocupante, o semestre ainda não supera os números de 2023, que chegaram a 877 ocorrências entre janeiro e julho, além de 1.233 em 2022 e 1.412 em 2021.

De janeiro a julho de 2024, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul atendeu 2.378 ocorrências de combate a incêndio em vegetação no Estado.

Dois dias seguidos na fumaça

Pelo segundo dia consecutivo, a fumaça toma conta de trechos da Avenida Ernesto Geisel, em Campo Grande. Na manhã desta quinta-feira (25), a cortina intensa de fuligem era vista a distância, próximo ao bairro Estrela do Sul, em Campo Grande.

É possível notar que há fumaça em uma área verde da região, que é levada pelo vento. Com isso, a fumaça chega a outros bairros mais próximos.

Na quarta-feira (24), o Jardim Cerejeiras, uma área extensa de mata seca, foi atingida pelas chamas, com a fumaça invadindo apartamentos de um condomínio próximo. O Corpo de Bombeiros atendeu a três incêndios de grandes proporções em matas da região.

Preocupação no Pantanal

A força-tarefa de combate aos incêndios no Pantanal completa 115 dias nesta quinta-feira (25). A atualização do boletim semanal, divulgada pelo Governo do Estado, indica que a área queimada é de 606.975 hectares e foram registrados 3.284 focos de calor desde janeiro deste ano. A falta de chuvas, dificuldade de acesso e calor acima da média favorecem o aumento dos danos no bioma.

Os dados do Lasa-UFRJ (Laboratório de Aplicação de Satélites Ambientais da Universidade Federal do ) mostram que a área queimada é 2.397,8% maior em comparação com 2020, quando foram queimados 293.900 hectares, no período de 1º de janeiro a 23 de julho deste ano.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Advogado investigado por esquema de fraudes contra o INSS é preso em MS

Fraude no INSS: mais de 1 milhão de beneficiários já pediu reembolso por desconto indevido

Dólar sobe e vai a R$ 5,67 com volta de temores fiscais domésticos

Com o pé quebrado, homem vai preso após agredir a esposa no interior de MS

Notícias mais lidas agora

vereadora luiza diretor cpi

Luiza pede demissão de presidente da Agetran que deixou de cobrar multas do Consórcio Guaicurus

empresário hrms

Justiça nega pedido de prisão, mas pede uso de tornozeleira para empresário acusado de desvio no HRMS

Empresa pivô de escândalo de corrupção em MT já fechou R$ 69,2 milhões em contratos em MS

6 dicas domésticas para economizar com seu carro

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras tem início implacável, derrota o Bolívar e garante liderança geral da Libertadores

O triunfo por 2 a 0 garante aos comandados de Abel Ferreira o posto de melhor time da fase de grupos do torneio continental

Polícia

VÍDEO: Preso em MS, advogado investigado por esquema de fraudes contra o INSS é transferido ao RS

Advogado de 49 anos, apontado como um dos articuladores de esquema de fraudes contra o INSS no Rio Grande do Sul, foi capturado pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) na tarde desta quinta-feira (15) em Dourados, já foi levado ao RS. Ele foi transferido de MS em uma aeronave da Polícia Civil gaúcha, com um piloto, … Continued

Esportes

Inter despacha Nacional e vai definir vaga nas oitavas da Libertadores com o Bahia

No chamado 'grupo da morte'

Esportes

Corinthians poupa, mas vence no Uruguai e depende de si para ir ao playoff da Sul-Americana

O Huracán já é o líder, garantidos nas oitavas