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Cotidiano Consumidor

Com horário estendido, vendas de fim de ano devem movimentar R$ 189 milhões na economia de Campo Grande

A estimativa da CDL aponta uma alta de 5,5% nas vendas de Natal em 2024
Lethycia Anjos -
Entrevistados disseram que o movimento ainda está fraco (Foto: Madu Livramento/Midiamax)

Com o horário de funcionamento do comércio estendido desde a última segunda-feira (9), as vendas de fim de ano em Campo Grande devem crescer 5,5% em relação ao ano anterior. A expectativa é de um ticket médio de R$ 278,20, o que deve gerar uma movimentação de R$ 189,9 milhões na economia da Capital.

Em comparação com 2023, quando as vendas alcançaram R$ 180 milhões, com um R$ 260, a variação chega a 7%. Os dados são do levantamento realizado pela CDL-CG (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Campo Grande), que ouviu 210 consumidores, nas sete regiões de Campo Grande, entre os dias 4 e 9 de dezembro.

Presidente da CDL, Adelaido Vila, ressalta que o horário estendido no comércio é um dos responsáveis em ajudar nesse incremento das vendas.

“Com o aumento dos horários de funcionamento, teremos uma participação cada vez maior do público que sai as compras para a principal data de presentear, que é o Natal. A expectativa para esse fim ano é de um crescimento de até 7% nas vendas referente ao ano passado”, destacou.

Entre os entrevistados, 68% afirmaram que pretendem dar presentes neste fim de ano. Por outro lado, 21% não poderão presentear seus entes queridos, uma alta de 15% em relação a 2023. Outros 6% ainda estão indecisos, e 5% não têm o hábito de presentar.

Dos que planejam comprar presentes, a maioria, 71%, preferem lojas físicas, enquanto 14% optam por compras online e 15% ainda não sabem.

Quanto às categorias de presentes, 33% dos entrevistados pretendem presentar com itens do setor de vestuário, 29% com calçados, 12% com perfumaria e 26% seguem indecisos.

Empresas estão otimistas com vendas de fim de ano

Movimento aumenta no centro de Campo Grande (Madu Livramento, Jornal Midiamax)

A expectativa de vendas para o Natal deste ano é otimista para 42% dos empresários e boa para 22%. Por outro lado, 10% consideram a expectativa regular, 9% a classificam como ruim, e 27% ainda não sabem o que esperar.

Em comparação com o ano passado, a maioria dos empresários acredita que suas vendas de fim de ano crescerão até 10% (26%), enquanto 21% esperam um aumento de 10% a 15%, outros 18% de 15% a 20%, 13% preveem um crescimento superior a 50%, 8% esperam de 30% a 50% e, por fim, 6% estimam uma alta de 20% a 30%.

Conforme a CDL, os principais desafios enfrentados pelos lojistas para as vendas de Natal incluem a queda no poder de compra do consumidor, apontada por 38% dos entrevistados, o endividamento do consumidor (28%), a concorrência com o e-commerce (18%) e a engajamento do time de vendas (10%).

Dicas para impulsionar as vendas

Lojas apostam em decoração de Natal para vendas de fim de ano (Alicce Rodrigues, Jornal Midiamax)

Queda no poder de compra dos consumidores

  • Divulgue ofertas verdadeiras e atrativas em produtos de entrada, que funcionam como “iscas” para trazer consumidores à sua loja, sejam físicas ou online;
  • Revise o sortimento de produtos. Introduza e dê destaque a produtos mais acessíveis, ajustando a oferta para itens de ticket médio ou baixo, que se alinhem melhor ao orçamento dos consumidores;
  • Construa ofertas agressivas em produtos populares e essenciais, atraindo até o público mais cauteloso e disposto a gastar menos;
  • Crie descontos progressivos para aumentar o volume de vendas, onde o cliente obtém mais desconto quanto maior o volume de compra.

Concorrência com o e-commerce

  • Entenda quais mídias seu cliente navega, construa ou aprimore seu relacionamento digital. Somente dessa forma você vai conseguir competir diretamente com grandes players online;
  • Diversifique suas campanhas de tráfego pago em várias plataformas — Google Ads, Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp. Cada canal deve ter criativos distintos e adaptados ao público-alvo de cada plataforma.
  • De modo geral, os profissionais de mídia social têm o hábito de trabalhar apenas as mídias da sua geração que nem sempre correspondem com a geração do seu cliente;
  • Influenciadores locais que falem com o seu público, podem aumentar a credibilidade e a visibilidade da sua marca durante o período. Negocie pacotes de posts ou lives diretamente da loja para criar engajamento em tempo real;
  • Fique atento em dar respostas rápidas nos novos canais criados. De modo geral, as empresas criam canais, mas não respondem aos clientes ou simplesmente automatizam deixando o cliente sem respostas;
    Lembre-se que você pode trabalhar a entrega rápida como um grande atrativo para sua localidade.

Por fim, a CDL recomenda que as empresas invistam no engajamento da equipe, com treinos frequentes.

“Somente com reuniões e treinamentos diários sua equipe ficará mais conectada. Todos devem conhecer profundamente os produtos de maior margem e valor agregado. Isso permite ainda que eles façam sugestões naturais e estratégicas aos clientes, ajudando a loja a vender produtos mais lucrativos”, orienta.

Horário estendido no comércio

Desde segunda-feira (9), os consumidores aproveitam o horário estendido do comércio para realizar as compras de Natal em Campo Grande. A medida foi possível após a definição do reajuste salarial dos comerciantes, que encerrou o impasse sobre o expediente especial de dezembro.

Assim, de 9 a 23 de dezembro, de segunda a sábado, as lojas estarão abertas até as 22h. Nos domingos, dias 15 e 22, o horário de atendimento será das 9h às 18h.

No dia 24 de dezembro (véspera de Natal), o comércio funcionará até às 17h. Já os shoppings e hipercenters mantêm o horário estendido até as 19h.

No dia 31 de dezembro (véspera de Ano Novo), o expediente será até as 16h, enquanto shoppings e hipercenters atenderão até as 18h.

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