Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com greve deflagrada, apenas 35% dos professores mantêm cronograma de aulas na UFMS

Conforme a Adufms, a greve ganhou adesão de 65% dos docentes da UFMS
Lethycia Anjos -
UFMS
Votação sobre a greve (Lethycia Anjos, Midiamax)

A greve dos servidores federais da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) alcançou uma adesão de 65% dos docentes em todo o Estado. Com isso, apenas 35% dos professores mantêm o cronograma de aulas. A categoria iniciou a greve no dia 1º de maio.

A presidente da Adufms (Associação dos Docentes da UFMS), Mariuza Guimarães, destaca que, após uma assembleia realizada na segunda-feira (6), 65% dos professores optaram pela paralisação. No entanto, conforme orientações do Comando de Greve, os números por curso ou unidade não serão divulgados por segurança.

“Estamos realizando reuniões por unidade e a paralisação está crescendo à medida que os colegas se sensibilizam com a pauta. O número de alunos é difícil de mensurar porque há cursos parados parcialmente”, explicou.

Em Mato Grosso do Sul, a greve pode afetar mais de 25 mil estudantes matriculados em 138 cursos da UFMS. A paralisação das aulas depende de cada curso, mas os docentes não têm obrigação de aderir à greve.

Reivindicações da greve

UFMS
UFMS (Divulgação)

Os professores reivindicam um reajuste de 22,71%, em três parcelas anuais de 7,06% cada, começando em 2024, além de auxílios alimentação e creche. Em contrapartida, o Governo propôs 9,0% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026, mas com reajuste zero em 2024. Por maioria, os docentes rejeitaram a proposta.

Em 30 de abril, a Adufms protocolou as orientações do Comando de Greve junto à UFMS e solicitou a suspensão do calendário acadêmico, proposta veementemente rejeitada pela reitoria.

Na ocasião, o reitor Marcelo Turine destacou que essa reivindicação deve ser formalizada por escrito para inclusão na pauta do COUN (Conselho Universitário). Nesta terça-feira (7), a Adufms informou que já solicitou a convocação de uma reunião do COUN para analisar a suspensão do calendário.

O movimento nacional também inclui os servidores do Humap (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian) e os técnico-administrativos da UFMS, que estão paralisados desde o dia 14 de março.

Segundo a Adufms, na quinta-feira (9), os docentes participarão de uma nova assembleia na Concha Acústica. Na sequência, na sexta-feira (10), haverá uma reunião do Comando de Greve.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

2,5 toneladas de maconha e armas são apreendidas em Campo Grande

Equipes brasileiras são premiadas em Olimpíada de Astronomia

Defensoria realiza encontro com mulheres do Campão Orgânico

Botafogo conquista Brasileirão sub-20 de futebol feminino

Notícias mais lidas agora

Em reunião fechada, presidência do PSD em MS decide apoio a Riedel nas eleições de 2026

Campo Grande vai recorrer de decisão que suspendeu aplicação de multas de trânsito

capela nossa senhora aparecida carlo acutis

Campo Grande terá Santuário de São Carlo Acutis e Nossa Senhora Aparecida, confirma Dom Dimas

Motociclista sofre graves ferimentos em acidente na Tamandaré

Últimas Notícias

Brasil

Lista de desconto em crédito para a agricultura familiar é ampliada

Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar

Polícia

Ossada humana é encontrada em área rural de Maracaju

A ossada foi recolhida e encaminhada ao médico legista

Brasil

Com mais de 2,4 mil emendas, LDO deve ser votada nesta semana

Proposta ainda deve passar por votação em sessão conjunta do Congresso

Trânsito

Caminhoneiro de MS morre em acidente no Paraná

le trabalhava com o transporte de massa de asfalto na região de Cascavel (PR)