Pular para o conteúdo
Cotidiano

Com emergência por doenças respiratórias, Campo Grande institui centro de operações

Atualmente, 29 crianças que dependem de oxigênio aguardam na fila por uma vaga em UTI
Priscilla Peres -
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Campo Grande)

Diante da situação de aumento de casos de doenças respiratórias e lotação de leitos e unidades de saúde, a prefeitura de instituiu o COE – SRAG (Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública) de Síndrome Respiratória Aguda Grave viral. A decisão foi publicada no mesmo dia do decreto de situação de emergência.

A resolução Sesau n° 807 foi publicada em edição extra do diário oficial de terça-feira (30). A reativação do COE atua como mecanismo para a gestão coordenada da resposta à situação epidemiológica de Campo Grande. A prefeitura faz a gestão do comitê e a possível desativação do COE.

O centro tem representes das seguintes instituições: projeto TEIAS/ Fiocruz em MS, COSEMS, SES/MS, Ministério da Saúde, um representante de cada hospital da rede de assistência pública e privada da saúde suplementar, Ministério Público Estadual e Defensoria Pública.

O COE-SRAG fica responsável por planejar, organizar, coordenar e controlar as medidas a serem empregadas durante a resposta, articular com a rede própria e contratualizada do SUS, encaminhar relatórios técnicos sobre a situação epidemiológica e divulgar à população informações sobre as ações tomadas.

Decreto de emergência por doenças respiratórias

A prefeitura de Campo Grande decretou situação de emergência em saúde devido à alta de casos de síndrome respiratória aguda grave. Com unidades de saúde lotadas, a Sesau negocia a abertura de novos leitos, principalmente pediátricos.

Atualmente, 29 crianças que dependem de oxigênio aguardam na fila por uma vaga em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Segundo a secretária de Saúde, Rosana Leite, há aumento da ocupação de leitos das unidades de saúde da prefeitura e da rede contratualizada de urgência e emergência por conta do aumento de casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) na Capital.

Apesar do cenário ser menos grave do que no ano passado, há aumento nos casos de internação de crianças e também o tempo de internação maior.

“Em quantidade da SRAG, no ano passado foram 1.400. Esse ano são mil, porém o tempo de internação desses nossos pacientes está chegando de 10 a 15 dias. O que isso significa que não há um giro de leito. O paciente interna e a gente não consegue colocar outro”, explica a secretária, em coletiva na tarde desta terça-feira (30).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
jogo

Game desenvolvido em MS usa realidade virtual para combater a dengue

Mulher que cometeu latrocínio contra idoso em Porto Murtinho vai continuar presa

Com 426 ações de extensão, relatório diz que UFGD contribui para avanços estratégicos da região

ministro corumbá

Ministro Wellington Dias chega a Corumbá para agenda nesta sexta-feira

Notícias mais lidas agora

detran direitor

Ex-diretor do Detran-MS é absolvido por supostas contratações irregulares

ferveu

VÍDEO: Ônibus ‘ferve’ e atrasa passageiros no Terminal Morenão

Mais de uma década depois, juiz inocenta 11 em sentença da Coffee Break

Após prévias, George Clooney estreia sua peça na Broadway com apoio de estrelas

Últimas Notícias

Cotidiano

Despejados de prédio no São Jorge da Lagoa se mobilizam na sede da Emha por moradia

Moradores foram orientados a se inscreverem no programa de auxílio moradia

Le Blog Maria Antonia

Van Damme é acusado de ter relações sexuais com romenas vítimas de tráfico humano

As investigações de envolvimento de Jean-Claude Van Damme em um caso internacional de tráfico humano e sexual apontaram que o ator tinha conhecimento das condições das vítimas. O ator está sendo investigado por, supostamente, ter recebido “de presente” cinco mulheres romenas que teriam sido traficadas. O “encontro” sexual entre o astro belga e as mulheres … Continued

Famosos

Morre o ex-tenista Ivan Kley, pai do cantor Vitor Kley, aos 66 anos

Pai do cantor Vitor Kley, Ivan Kley morreu na última quinta-feira (03), em Itajaí, Santa Catarina; ele deixa a esposa e dois filhos

Esportes

Daniel Alves recupera passaportes e pode retornar ao Brasil após ser absolvido pela Justiça

Daniel Alves passou dois anos na Espanha, sendo parte desse período na prisão