Com comemorações de fim de ano, procura por salões e barbearias aumenta 35% em Campo Grande

Salões e barbearias abriram suas agendas com até dois meses de antecedência

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Agendas lotam com a chegada das celebrações de fim de ano (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Se você está em busca de salões ou barbearias com agenda aberta para este fim de ano, provavelmente não encontrará tão facilmente, afinal, muitos estabelecimentos estão com agendas lotadas desde novembro. Sabe aquele pedido de encaixe na agenda, desespero que só quem já deixou pra última hora sabe como é? Pois bem, às vezes nem isso é possível.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

A verdade é que a data é muito aguardada pelo setor e muitas pessoas, principalmente quando clientes fixas de um profissional, já agendam a data para o fim do ano com extrema antecedência, sabendo que logo o agendamento será impossível de conseguir. Quem deixa isso para depois, acaba ‘patinando’ mais para conseguir.

Fabio Souza (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Na barbearia Brutos, localizada no bairro Santa Fé, por exemplo, os clientes fixos foram avisados com um mês de antecedência sobre a abertura da agenda de Natal e Ano Novo. Conforme Fabio Souza, proprietário, esse controle é fundamental, já que a lista de pessoas assíduas no espaço chega a 900.

“A agenda para o final de ano está muito corrida porque trabalhamos com quatro profissionais. Inclusive, está rolando aquelas ‘brigas’ por agendamento, com clientes precisando de horários que já não temos mais. Estamos alertando os clientes, para não deixarem pra última hora. Estamos com uma agenda de oito horas seguidas de atendimento, então nem sempre conseguimos as vagas de encaixe”, explica.

Fluxo maior na 2ª quinzena do mês

Fabio aponta que o fluxo de clientes tem se intensificado com a chegada da segunda quinzena do mês, porque muitas querem passar as datas comemorativas com a beleza em dia. Se em dias comuns cada profissional atende 12 clientes, agora no fim de ano, são 17, pelo menos.

“Apesar da procura exceder as vagas que temos nesse período, prezamos pelo padrão do serviço. Então não contratamos mais profissionais para essa época porque não dá tempo hábil para o profissional entrar no ritmo que já estamos acostumados. Organizamos a agenda conforme nossas possibilidades de atendimento, sempre para atender o cliente da melhor forma, fidelizando ele, caso seja sua primeira vez aqui”, conta.

O empresário explica que durante o ano, alguns eventos da cidade colaboram para um aumento significativo nas demandas, como o aniversário da cidade e festivais que trazem diversos artistas. Mas é no Natal e Ano Novo que tiram o faturamento mais expressivo.

Comemorações de fim de ano lotam salões e barbearias (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Organização de atendimentos

“Trabalhamos com dois métodos de atendimento: por ordem de chegada e agendamento, claro. O que acontece muito é um cliente agendar e próximo ao horário marcado, cancelar. Então, quem não conseguiu agendar, se chegar aqui e tiver profissional disponível, será atendido com certeza. Em semanas convencionais, isso é mais tranquilo. Mas nesta época do ano, é um risco que a pessoa corre. Pode ser que ela chegue aqui e não tenha como atendermos, ou ela precisará esperar um pouco mais”, explica.

E como fica o profissional nesta época? Feliz e cansado! A agenda lotada, claro, é maior satisfação que se pode ter. Mas é fato que os dias são extremamente exaustivos, mesmo que a expectativa seja conciliar o trabalho com doses de descanso.

“A gente se organiza pra manter o padrão do horário. Até porque é desgastante você ficar em pé das nove da manhã, às vezes sem almoçar pra conseguir encaixar mais agendamento, até às 19h. São muitas horas, é muito cansativo. Preferimos deixar tudo ajustado, mas, às vezes, a gente excede o horário”.

Atendimento em barbearia (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

13° salário impulsiona serviços de beleza

No salão Villa Scherer, localizado no bairro Jardim dos Estados, a organização de agenda também começou com antecedência, já em outubro. Conforme a proprietária Hérica Scherer, serviços como extensão de mega hair, iluminados, manicure e cortes ousados aumentam significativamente neste período do ano. Por isso, é fundamental organizar os horários para que todas as clientes sejam atendidas com excelência.

“Dezembro com certeza é nossa maior demanda. Acredito que a economia aquece com o 13° salário e isso faz com que as pessoas invistam mais na imagem e bem-estar. Para nós fica claro que as mulheres querem começar 2025 diferentes”, destaca.

Para conseguir cumprir com a alta demanda, a empresária explica que abre o salão 1h mais cedo, e só fecha às 20h. A flexibilidade permite atender o máximo de clientes possível. Assim como Fabio, Hérica não precisou aumentar sua equipe para o período. Em agosto, fez todas as contratações necessárias e os meses seguintes foram fundamentais para preparar todos os profissionais, garantindo padrão no atendimento.

Agendas lotam com aproximação das comemorações de fim de ano (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)

Mercado da beleza cresceu 20% em MS

Conforme Lucimar Roza, presidente do Sindiprocab-MS (Sindicato dos Proprietários e Salões de Barbeiros, Cabeleireiros), o setor da beleza tem se destacado como um dos pilares em desenvolvimento, demonstrando resiliência e inovação. Em 2024, o setor cresceu 20% em Mato Grosso do Sul.

“O mercado brasileiro se destaca pela diversidade de produtos e serviços, pela constante inovação e pela capacidade de se adaptar às necessidades dos consumidores. Isso fortalece tanto as grandes marcas quanto os pequenos negócios que têm crescido em Mato Grosso do Sul”, afirma.

A empresária pontua ainda que a expectativa para dezembro, com o aumento da demanda devido às formaturas, confraternizações e festas de Natal e Ano Novo, é um aumento de 35% em busca da mão de obra qualificada dos profissionais na área da beleza.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.