Com catarata, mulher passa por cirurgia e pode perder a visão ao contrair bactéria em hospital

Conforme a paciente, logo após a cirurgia passou a sentir dores intensas no olho

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Cleide aguarda para iniciar tratamento (Arquivo Pessoal)

Imagine a seguinte situação: você recebe o diagnóstico de catarata, passa por diversos exames, aguarda na fila do SUS por uma vaga de cirurgia por quase um ano e quando enfim consegue, descobre que pode perder a visão por contrair uma bactéria no hospital. Em Campo Grande, este é o pesadelo que Cleide Salentim dos Santos, de 51 anos, vive desde setembro de 2024.

Documentos enviados pela autônoma ao Jornal Midiamax mostram que a solicitação de cirurgia foi feita em 14 de novembro de 2023. O procedimento, no entanto, foi realizado no dia 10 de setembro de 2024, no Hospital São Julião, referência em cirurgias oftalmológicas na Capital.

Conforme Cleide, todo o seu quadro era acompanhado por uma especialista da instituição, mas, no momento do procedimento, uma “doutora residente, não formada, sozinha, fez a cirurgia”. Ela pontua ainda que conversou com a médica residente, que estava sozinha no centro cirúrgico e foi a responsável por assinar a receita com os medicamentos para pós-operatório, mas não imaginava que ela não tinha habilitação para o procedimento.

“Foi ela que fez a cirurgia e dentro do centro cirúrgico só estava ela. Ela até falou pra mim: ‘Quem faria sua cirurgia seria a doutora XXXXXX, mas eu vou fazer sua cirurgia’. Aí depois eu descobri que ela era residente e não profissional formada na especialidade”, afirma.

“Eu saí de lá com essa bactéria, porque eu entrei no hospital simplesmente com um pouco de catarata e fiz a cirurgia. Já acabando a anestesia, eu senti que meu olho estava estranho. Quando essa médica residente tirou o tampão, no dia seguinte, já não enxerguei mais nada e comecei a sentir muita dor. Desde então, praticamente todos os dias estou indo lá [Hospital São Julião]”, acrescenta.

Pós-operatório

Devido às dores intensas, Cleide buscou o Hospital São Julião a fim de realizar exames que pudessem identificar a bactéria e assim, iniciar um tratamento que revertesse a perda de visão. Lá, realizaram exames iniciais e aplicaram uma injeção de vancomicina em seu olho. O medicamento é um antibiótico utilizado no tratamento de infecções bacterianas.

“No começo eles até admitiram que eu tinha uma infecção, mas depois da injeção passaram a dizer que era só uma alergia. Só que, mesmo sem poder, eu já tinha pago uma consulta particular e a médica já havia feito um exame que constatava infecção e uma provável rejeição da lente”, explica.

Encaminhamento para a Santa Casa (Arquivo Pessoal)

Conforme Cleide, sem conseguir assistência do hospital responsável pela cirurgia, a médica da clínica particular fez um encaminhamento para a Santa Casa de Campo Grande, com a alegação de que “o São Julião não tem aparelhos, nem condições de tratar esse tipo de infecção, que é gravíssima”. A melhor opção seria a Santa Casa.

Com encaminhamento em mãos, Cleide buscou a Santa Casa, sem sucesso. “Cheguei lá em um plantão de sábado. O médico que estava de plantão falou: ‘não sei o que fizeram no seu olho. Se você quiser aguardar, vou tentar entrar em contato com a sua doutora para ver qual procedimento foi feito. Não posso fazer nada”, conta.

“Ele não me examinou. Pediu para eu aguardar terminar os atendimentos, mas o hospital estava lotado. Ficaria lá por horas e não conseguiria ser atendida. Eu estava morrendo de dor. Lógico que não aguentei e voltei pra casa. Eu precisava de um atendimento ali, com urgência”, pontua.

Novo encaminhamento

Após a primeira tentativa, Cleide voltou a se consultar com a médica especialista da clínica particular, que novamente a encaminhou para a Santa Casa. Dessa vez, a orientação era que ela buscasse por internação e realizasse uma revalidação de rejeição e bactéria.

“Cheguei na Santa Casa, fui muito mal atendida. A atendente disse que Santa Casa não é portas abertas. Me mandou para o UPA. Eu cheguei lá às 17h30, fiquei aguardando vaga até 10h e a vaga saiu exatamente para o São Julião, onde eles não estão fazendo questão nenhuma de me tratar”, lamenta.

Procurada pela reportagem, a Santa Casa informou que todos os encaminhamentos, sejam de oftalmologia ou de outras especialidades, são regulados conforme os preceitos da regulação municipal. Assim, o paciente necessita passar por atendimento na Rede Municipal para ser emitido o encaminhamento para regulação e, posteriormente, direcionado para atendimento ambulatorial ou hospitalar, conforme a situação.

Reforçou ainda que a Santa Casa de Campo Grande não possui autorização nem autonomia para realizar encaminhamentos de outros hospitais. Assim, os encaminhamentos feitos pela clínica particular são inválidos.

Encaminhamento para a Santa Casa (Arquivo Pessoal)

Retorno ao Hospital São Julião

Com o encaminhamento da Upa para o Hospital São Julião, Cleide retornou ao hospital responsável pela cirurgia para uma nova consulta.

“A doutora XXXXXXX, que me atendeu no São Julião, falou que meu problema era psicológico e que eu tinha que retornar ao trabalho, que eu não tinha nada no meu olho. Falei: ‘doutora, quem é que sente dor psicológica? Faz quase dois meses que fiz essa cirurgia, quase todos os dias eu estou aqui procurando uma melhora, procurando uma resposta. Como que a senhora vem falar que é dor psicológica, que eu preciso trabalhar?’”, afirma.

Conforme a paciente, a administração do Hospital foi procurada duas vezes e afirmaram que dariam toda a assistência necessária, mas, para ela, parecem não se importar com sua condição de saúde.

“Eles estão me negando assistência, essa é a verdade. Porque a doutora que me atendeu na rede particular já deixou bem claro que quanto mais demorar para eu ser atendida e passar por tratamento, menos chances terei de voltar a enxergar. Então, que tipo de apoio estão me dando?”.

Pedido de exames

Em uma terceira consulta no Hospital São Julião, Cleide disse que o médico recomendou dois exames: tomografia e campimetria. Juntos, eles somam R$ 650, dinheiro que Cleide afirma não ter já que, devido a sua perda de visão, precisou parar de trabalhar.

“Sou autônoma, preciso dos meus olhos para trabalhar. Não estou enxergando e sinto muita dor todos os dias. Minha família está me auxiliando com os medicamentos e alimentação. Como que vou pagar R$ 650 em dois exames? Antes disso eu não tinha nada, só a catarata que me limitava um pouquinho. Hoje eu não tenho mais vida, eu não posso trabalhar, eu não posso fazer nada, eu estou dependendo dos outros para comprar o remédio. Minha vida acabou, simplesmente”.

Cleide afirma ainda que, em uma de suas idas ao Hospital, enquanto falava ao telefone com a irmã, comentou em voz alta o que estava acontecendo. Ao desligar o celular, três pessoas foram até ela dizendo que estavam passando por situação similar.

“Um disse pra mim: ‘estou sofrendo da mesma coisa, isso também aconteceu comigo’. O outro senhor falou: ‘com minha esposa aconteceu assim. Ela entrou para operar e saiu cega’”.

Hospital São Julião

A reportagem procurou o Hospital São Julião para esclarecimentos. Sobre a informação passada por Cleide, de que estaria perdendo a visão, o Hospital afirma que “a paciente não perdeu a visão do olho esquerdo, e que no primeiro exame pós-operatório constatou-se que não havia complicações”. Pontuaram ainda que havia “ausência de sinais de infecção e apenas um desconforto leve e tolerável, natural dessa condição”.

Conforme a nota, “a paciente apresenta um processo inflamatório leve e foi atendida no dia 25/10 por três oftalmologistas, que solicitaram exames adicionais – como tomografia e campimetria – para determinar a necessidade de uma intervenção cirúrgica ou um tratamento clínico”, cujo valor, Cleide não consegue arcar.

Sobre a afirmação de que uma médica residente realizou o procedimento cirúrgico sozinha, o Hospital negou e pontuou que “ela estava devidamente autorizada e sob supervisão direta do preceptor, que estava presente” no centro cirúrgico.

Ainda conforme a nota, a injeção aplicada é “uma abordagem natural, como procedimento terapêutico para essa situação” e que “a paciente está em atendimento hoje [30 de outubro] no hospital”. Cleide nega. O Hospital reitera que o “tratamento está sendo conduzido com rigor técnico” e que entendem que “a paciente pode não estar familiarizada com os procedimentos médicos e, embora tenha manifestado sua opinião sobre o tratamento”, o hospital confia “na expertise de nossa equipe, composta por profissionais altamente capacitados”.

Na última segunda-feira (28), Cleide acionou a Defensoria Pública e aguarda novas orientações.

“Eu preferia ficar com uma catarata, que levaria alguns anos pra eu ficar cega, do que fazer uma cirurgia e passar por tudo isso, acabar perdendo minha visão de uma vez e sofrer com tanta dor”, finaliza Cleide.

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