Com aumento de casos de Covid-19, Sesau emite alerta epidemiológico para profissionais da saúde
Os números, semana a semana, são menores que os registrados em 2023
Priscilla Peres –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os casos de Covid-19 voltaram a subir no início de 2024, fazendo com que a Sesau (Secretaria Municipal de Campo Grande) emitisse alerta epidemiológico para os profissionais de saúde.
O alerta é protocolar e visa informar aos profissionais da saúde pública como saber identificar casos de surto de Síndrome Respiratória Aguda Grave e proceder para controle da doença. Para isso, considera o cenário atual da doença em Campo Grande, com aumento dos casos nas primeiras semanas do ano.
Dados do painel Cievs/CG (Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde) mostram que Campo Grande registrou 199 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave nas primeiras 6 semanas do ano, sendo 50 casos diagnosticados como Covid-19. Os números, semana a semana, são menores que os registrados em 2023.
Na primeira semana de 2024, foram registrados 37 casos de SRAG contra 87 no mesmo período de 2023. Em todo o ano passado, Campo Grande teve 3.165 casos de SRAG, e por vários meses enfrentou crise na saúde pública devido ao aumento da doença, principalmente em crianças de zero a 9 anos.
Casos cresceram no Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul registrou duas mortes e 550 casos positivos para a Covid-19 na última semana epidemiológica, totalizando 16 óbitos e 1.776 casos em 2024. O Estado enfrenta aumento no número de infecções e nos últimos sete dias registrou a maior quantidade de notificações deste ano.
Os dados constam no boletim da SES-MS (Secretaria Estadual de Saúde), referente a quinta semana epidemiológica. A quantidade de casos novos cresceu 25,56%, saindo de 442 para 555 nos últimos sete dias.
Cresce procura por testes em farmácias
A procura por testes de Covid-19 disparou nas farmácias de Campo Grande nos últimos dias diante do aumento de infecções. Dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde) mostram que Mato Grosso do Sul registrou a maior quantidade de casos positivos na última semana, com 555 das 1.776 notificações deste ano.
Campo Grande lidera o ranking de contaminações com 231 novos casos entre a quarta e quinta semana epidemiológica deste ano.
Notícias mais lidas agora
- Em alerta, Rio Taquari está 70 cm acima do nível normal e chuvas elevam risco de inundações em Coxim
- Branco de novo? Busca por ‘lookinhos’ para Réveillon se torna desafio em Campo Grande
- Operação Natal: mortes nas rodovias federais de MS reduziram 66% em comparação com o ano de 2023
- Criança de 10 anos morre depois de ser atropelada por motorista bêbado em MS
Últimas Notícias
PRF inicia a Operação Ano Novo nesta sexta-feira nas rodovias federais de MS
O encerramento está previsto para a próxima quarta-feira
Trancista é acusada de aplicar golpe em clientes de Campo Grande: ‘marcamos horário e ela sumiu’
Clientes relatam ao Jornal Midiamax que trancista estaria pedindo pagamento antecipado, mas não cumprindo com os serviços contratados
Prefeita de Naviraí paga 13º após professores contratados manifestarem contra atraso
Sindicato da categoria emitiu nota sobre o atraso do pagamento
Vizinho ignora criança autista, solta fogos e rojões e acaba preso em Campo Grande
Ele ainda jogou rojões perto dos policiais quando foi abordado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.